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ATIVIDADE FÍSICA DIÁRIA EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DE ATIVIDADE EXTRECURRICULAR

RESUMO

O objetivo deste estudo foi verificar e comparar a prática de atividade física de crianças em diferentes dias da semana envolvidas e não envolvidas em um programa de atividade física extracurricular. Setenta e oito crianças formaram dois grupos: crianças com atividade física extracurricular (CAF; n=39; 15 meninas e 24 meninos; idade: 9,2±0,8 anos) e crianças sem atividade física extracurricular (NAF; n=39; 21 meninas e 18 meninos; idade: 9,0±0,4 anos). Foram estimados o dispêndio calórico, o número de passos por dia e a distância percorrida, por meio de pedômetros em dias não consecutivos: um dia com aula de educação física, um dia com atividades cotidianas e um dia de final de semana. Crianças envolvidas em atividades extracurriculares na escola apresentaram maior dispêndio calórico (CAF=132±61, NAF=61±25), número de passos (CAF=7742±2473, NAF=5245±2306) e distância percorrida (CAF=4201±1318, NAF=2799±1269), sendo ainda meninos (calorias=154,1±91,6; passos=9763±3804; distância=5114±2205) mais ativos que meninas (calorias=94,4±46,7; passos=6691±2394; distância=3726±1387). No dia de atividade extracurricular, crianças dispendem mais calorias (155,8±88,3), realizam mais passos (10133±3724) e percorrem maior distância (5442±2118) do que nos dias de educação física (calorias=127,2±79,3; passos=8409±3283; distância=4478±1864) e final de semana (calorias=96,8±58,8; passos=6493±2687; distância=3500±1466). Atividade física extracurricular na escola promove aumento de atividade física de meninos e meninas, mesmo nos dias em que a atividade física extracurricular não foi oferecida.

Palavras-chave:
Atividade física; Criança; atividade física extracurricular; vida ativa

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