Acessibilidade / Reportar erro

Alergia respiratória à mariposa: importância da sensibilização à Bombyx mori em crianças com asma e rinite Como citar este artigo: Araujo LM, Rosário Filho NA, Riedi CA. Respiratory allergy to moth: the importance of sensitization to Bombyx mori in children with asthma and rhinitis. J Pediatr (Rio J). 2014;90:176-81. , ☆ ☆ ☆☆ Estudo realizado no Serviço de Alergia e Imunologia Pediátrica, Hospital de Clínicas, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

OBJETIVO:

preparar extrato antigênico da mariposa do bicho-da-seda (Bombyx mori) e realizar testes cutâneos com esse extrato em pacientes com doenças respiratórias alérgicas, avaliar IgE sérica específica para Bombyx mori usando o sistema ImmunoCAP(r) e comparar a frequência de positividade entre os dois métodos e com dados clínicos.

MÉTODOS:

Estudo transversal com 99 crianças e adolescentes com diagnóstico de asma e/ou rinite alérgica, que apresentaram reação cutânea a pelo menos um dos seis aeroalérgenos testados. Os dados clínicos foram avaliados; testes cutâneos com extrato de Bombyx mori e análise de IgE total e específica por ImmunoCAP(r) foram realizados.

RESULTADOS:

a frequência de IgE específica para Bombyx mori foi de 52,5% e 60%, respectivamente, pelo teste cutâneo e ImmunoCAP(r). Foi observada uma associação entre o teste cutâneo positivo para Bombyx mori e a presença de rinite alérgica, dermatite atópica e urticária, mas o mesmo não ocorreu para a asma ou conjuntivite alérgica. Não houve relação com a gravidade dos sintomas de asma ou rinite.

CONCLUSÕES:

alta frequência de sensibilização à Bombyx morifoi encontrada em uma população selecionada de pacientes com doenças alérgicas respiratórias na cidade de Curitiba, estado do Paraná, Brasil. O extrato preparado a partir das asas dessa espécie de mariposa é eficaz em demonstrar essa sensibilidade.

Sensibilização; Mariposa; Asma; Rinite


Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br