Acessibilidade / Reportar erro

Fatores ambientais na germinação de sementes e na sobrevivência e crescimento inicial de plântulas de sacha inchi (Plukenetia volubilis L.)

Resumo:

A sacha inchi (Plukenetia volubilis L.) é uma espécie amazônica de elevado potencial agroindustrial devido ao alto teor de ômega-3 e ômega-6 em suas sementes. Apesar disto, pouca informação acerca de sua propagação seminífera é encontrada. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi avaliar a germinação das sementes, sobrevivência e crescimento das plântulas da espécie em diferentes condições de substrato (sobre papel, entre papel e em rolos de papel), luz (escuro contínuo, fotoperíodo de 12 horas e luz contínua) e temperatura (constante nas temperaturas de 20, 25, 30, 35 e 40 °C). A germinação é estimulada por substratos que possuam maior superfície de contato com a semente, pela presença de luz e por temperaturas entre 25 e 35 °C. A sobrevivência e o crescimento inicial das plântulas são favorecidos pela vermiculita, luz contínua e temperatura de 30 °C. Estas condições permitem uma germinação rápida e uniforme e um bom estabelecimento e desenvolvimento das plântulas. Nós encorajamos a propagação seminífera de sacha inchi, uma vez que ela se mostra uma técnica viável.

Termos para indexação:
Plukenetia volubilis ; substrato; luz; temperatura; produção de mudas

ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes Av. Juscelino Kubitschek, 1400 - 3° Andar, sala 31 - Centro,, CEP 86020-000 Londrina/PR - Londrina - PR - Brazil
E-mail: jss@abrates.org.br