Acessibilidade / Reportar erro

Influência da terapia compressiva no pós-operatório de flebectomia: um estudo prospectivo e randomizado

Resumo

Contexto

O uso de curativos após flebectomia é baseado apenas na experiência clínica, visto que não existe um conjunto unificado de recomendações definitivas, o que torna a prática clínica extremamente variável.

Objetivos

Avaliar o uso de terapia elástica compressiva por 7 dias após flebectomia.

Métodos

Cento e quatro membros inferiores, classificados como CEAP C1 e C2, foram randomizados em dois grupos: grupo de intervenção (64 membros) – uso de meia elástica por 24 horas após a cirurgia – e grupo controle (40 membros) – uso de curativo convencional por 7 dias após a cirurgia. A resposta clínica foi comparada por meio de análise da evolução dos sintomas, de hematoma e do volume dos membros antes e depois da cirurgia.

Resultados

Os pacientes submetidos a terapia compressiva elástica apresentaram melhora significativa na dor (mediana 1,0 vs. 1,5; p=0,0320) e no volume dos membros (média 43,7 vs. 99,8; p=0,0071) em comparação ao grupo controle.

Conclusões

O emprego da terapia compressiva elástica por 7 dias após flebectomia mostrou-se efetivo na melhora da dor e do volume dos membros inferiores.

Palavras-chave:
insuficiência venosa; varizes; meias de compressão

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br