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Linguagem em (Dis)curso, Volume: 19, Número: 2, Publicado: 2019
  • IDEOLOGIA MANAGERIAL, EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO Editorial

    Furlanetto, Maria Marta
  • PENSAR A ARTE NA ANÁLISE DE DISCURSO: UMA ANÁLISE N'O FANTASMA DA LIBERDADE Artigos De Pesquisa

    Brum, Janaina Cardoso

    Resumo em Português:

    Resumo A fim de pensar o estatuto da arte a partir da Análise de Discurso (AD), este artigo empreende a teorização do regime estético das artes como Formação Discursiva Estética (FDE). Para exemplificar o funcionamento dessa FD em torno do questionamento das evidências e do estabelecimento do equívoco como modo mesmo de produção de sentidos, lança mão da análise de uma sequência do filme O Fantasma da Liberdade, escrito por Luís Buñuel e Jean-Claude Carrière, representativa da posição-sujeito surrealista. Nessa sequência, pelo surgimento do absurdo, os sentidos de fantasma e liberdade respondem a uma multiplicidade que é característica do discurso artístico estético, tal como surge na FDE, estabelecendo-se a polissemia como processo dominante, mesmo no seio dos processos parafrásticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Para pensar el estatuto del arte desde el Análisis del Discurso (AD), ese artículo emprende la teorización del régimen estético de las artes como Formación Discursiva Estética (FDE). Para ejemplificar el funcionamiento de esa FD al rededor del cuestionamiento de las evidencias y del establecimiento del equívoco como modo mismo de producción de sentidos, recurre el análisis de una secuencia de la película El Fantasma de la Libertad, escrita por Luís Buñuel y Jean-Claude Carrière, representativa de la posición-sujeto surrealista. En esa secuencia, por el surgimiento del absurdo, los sentidos de fantasma y libertad contestan una multiplicidad que es característica del discurso artístico estético, tal como aparece en la FDE, estableciéndose la polisemia como proceso dominante, mismo en el seno de los procesos parafrásticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In order to think the statute of art based on Discourse Analysis (DA), we undertake the theorizing of the aesthetic regime of arts as Aesthetic Discursive Formation (ADF). To exemplify the functioning of this discursive formation (DF) regarding the questioning of evidences, as well as the establishment of the equivoque as a means of meaning production, we propose the analysis of a sequence from the movie The Phantom of Liberty, written by Luís Buñuel and Jean-Claude Carrière, which is representative of the surrealist subject-position. In the mentioned sequence, through the emergence of absurd, the meanings of phantom and liberty respond to a multiplicity that is characteristic of the aesthetic artistic discourse such as it emerges in the ADF, establishing polysemy as dominant process, even within the paraphrastic processes.
  • PRÁTICA CIENTÍFICA NA ESCRITA DE PROFESSORA Artigos De Pesquisa

    Silva, Wagner Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga autorrepresentações produzidas por uma professora de escola básica em uma dissertação de mestrado profissional para professoras de português como língua materna no território brasileiro. A partir das representações identificadas, a construção do letramento científico da educadora na pós-graduação profissional é problematizada. O trabalho se configura como um estudo de caso sob a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, delineado pela problematização da cultura científica legitimada e pela análise linguística do documento selecionado. Os resultados mostraram a predominância da autorrepresentação de pesquisadora alinhada a teorias linguísticas apropriadas na pesquisa e desdobrando-se, portanto, na reprodução de um modelo de letramento científico dominante característico da pós-graduação acadêmica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo investiga auto-representaciones producidas por una maestra de escuela básica en una disertación de maestría profesional para profesoras de portugués como lengua materna en el territorio brasileño. Desde las representaciones identificadas, la construcción del alfabetismo científico de la educadora en el posgrado profesional es problematizada. El trabajo se configura como un estudio de caso bajo la perspectiva indisciplinar de la Lingüística Aplicada, delineado por la problematización de la cultura científica legitimada y por el análisis lingüístico del documento seleccionado. Los resultados muestrearon la predominancia de la auto-representación de investigadora, alineada con teorías lingüísticas apropiadas en la investigación, por lo tanto se desplegando en la reproducción de un modelo de alfabetismo científico dominante, característico del posgrado académico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper investigates self-representations produced by a basic school female teacher in a professional master's dissertation for Portuguese teachers as their mother tongue in Brazilian territory. From the identified representations, the construction of the scientific literacy of the female educator in the professional graduate is problematized. The research is configured as a case study under the undisciplined perspective of Applied Linguistics, outlined by the questioning of the legitimized scientific culture and the linguistic analysis of the selected document. The results have showed the predominance of the researcher's self-representation aligned with the appropriate linguistic theories in the research, unfolding in the reproduction of a dominant scientific literacy model characteristic of academic postgraduate studies.
  • DISCURSOS SOBRE O IDOSO: SEXUALIDADE E SUBJETIVIDADE Artigos De Pesquisa

    Bazza, Adélli Bortolon; Navarro, Pedro

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é fazer uma descrição da forma como a sexualidade do idoso é representada em diversos processos discursivos. Tal recorte se deve ao fato de que, nos últimos anos, houve um aumento da população idosa e esta se tornou objeto de uma produção discursiva que fez emergir a figura do novo idoso. Entre as práticas características dessa subjetividade está uma sexualidade ativa. A partir de uma perspectiva discursiva, calcada nos pressupostos lançados por Michel Foucault, foi constituída uma série enunciativa composta de diversos textos em que a sexualidade do idoso é abordada. Essa série é analisada com base em conceitos foucaultianos como objetivação, subjetivação, práticas discursivas e dispositivo da sexualidade, de modo a apontar estratégias recorrentes na criação de um discurso da sexualidade do idoso. A análise aponta que a representação da sexualidade idosa é diferente em processos de objetivação e de subjetivação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de ese trabajo es hacer una descripción de la forma como la sexualidad del anciano es representada en diversos procesos discursivos. Tal recorte se debe al facto de que, en los últimos años, hubo un aumento de la población anciana, y ella se ha cambiado en objeto de una producción discursiva que hizo emerger la figura del nuevo anciano. Entre las prácticas características de esa subjetividad está una sexualidad activa. Desde una perspectiva discursiva, basada en los supuestos lanzados por Michel Foucault, fue constituida una serie enunciativa compuesta de diversos textos en que la sexualidad del anciano es abordada. Esa serie es analizada con base en conceptos de Foucault, como objetivación, subjetivación, prácticas discursivas y dispositivo de la sexualidad, de modo a apuntar estrategias recurrentes en la creación de un discurso de la sexualidad del anciano. El análisis apunta que la representación de la sexualidad anciana es diferente en procesos de objetivación y de subjetivación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this research is describing the form in which elders’ sexuality is represented in various discursive processes. This specific theme came into focus due to the fact that, over the last years, there has been an increase in the elderly population, and it has become an object of a discursive practice which gave rise to the new elder’s image. Amongst the practices that are particular to this subjectivity, there is an active sexuality. From a discursive perspective based on the theories formulated by Michel Foucault, an enunciate series composed by several texts in which the elders’ sexuality is approached. This series is analyzed based on concepts by Foucault, such as objectivation, subjectivation, discursive practices and sexuality apparatus, in order to point out recurrent strategies in the creation of an elder’s sexuality discourse. The analysis points to the representation of elders’ sexuality is different in objectivation and subjectivation processes.
  • CECI N’EST PAS VINGT CENTS Artigos De Pesquisa

    Venera, José Isaías; Maliska, Maurício Eugênio

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho focaliza a imagem Ceci n’est pas vingt cents, que circulou nos protestos de junho de 2013, como parte dos eventos que marcaram esse acontecimento. A imagem é uma releitura do quadro La trahison des images (1928/1929), de René Magritte, conhecido pelo enunciado que o integra, Ceci n’est pas une pipe. A investigação trabalha o conceito de estranho em Freud (1969), relacionado com o que mobiliza a produção de linguagens e com o que escapa ao discurso e, na tradição da Análise de Discurso de orientação francesa, examina a imagem como lócus de uma memória discursiva. O artigo mobiliza também leituras de Foucault (2001), que desnaturaliza a função da linguagem na obra de Magritte; e de Lacan (2005) sobre o objeto a - que mobiliza o dizer, mas está invisível nele. A análise permitiu aferir a imagem como uma materialidade significante que evidencia o deslocamento discursivo para a produção de novos sentidos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo tiene foco en la imagen Ceci n’est pas vingt cents, que circuló en las protestas de junio de 2013 como parte de los eventos que marcaron ese acontecimiento. La imagen es una relectura del cuadro La trahison des images (1928/1929), de René Magritte, conocido por el enunciado que lo integra, Ceci n’est pas une pipe. La investigación trabaja el concepto de extraño en Freud (1969), relacionado con lo que moviliza la producción de lenguajes y con lo que escapa al discurso, y en la tradición del Análisis de Discurso de orientación francesa, examina la imagen como locus de una memoria discursiva. El artículo moviliza también lecturas de Foucault (2001), que desnaturaliza la función del lenguaje en la obra de Magritte; y de Lacan (2005) sobre el objeto la [a] - que moviliza el decir, pero está invisible en ello. El análisis ha permitido evaluar la imagen como una materialidad significante que hace evidente el desplazamiento discursivo para la producción de nuevos sentidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work focuses on the image Ceci n'est pas vingt cents, which circulated in the protests of June 2013, as part of the events that marked this episode. The image is a re-reading of the painting La trahison des images (1928/1929), by René Magritte, known by the statement that integrates it, Ceci n'est pas une pipe. The research works on Freud's (1969) concept of odd, related to what mobilizes the production of languages and what escapes the discourse, and in the tradition of French-oriented Discourse Analysis, examines the image as a locus of a memory discourse. The article also mobilizes readings by Foucault (2001), who denatures the function of language in Magritte's work, and by Lacan (2005) on object the [a] - which mobilizes the saying, but is invisible in it. The analysis allowed gauging the image as a significant materiality that evidences the discursive displacement to the production of new senses.
  • CULTURA É O QUE É FALADO? RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE QUASE-MORTE COMO NARRATIVAS DE SENTIDO Artigos De Pesquisa

    Netto, Arlindo

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo, a partir dos relatos de Experiências de Quase-Morte catalogados em entrevistas, analisa a importância da linguagem na construção de narrativas de sentido. De modo qualitativo, o texto argumenta como perspectivas individuais podem revelar contextos culturais. Para tal, os questionamentos são embasados em três pontos centrais: (1) Como são construídas as narrativas das Experiências de Quase-Morte por quem as experienciou?; (2) Quais as implicações dessas narrativas na percepção simbólica e na linguagem?; e (3) Como tal experiência regula os padrões emocionais dos informantes a partir da linguagem, produzindo o que pode ser chamado de idioma cosmológico? Um dos principais resultados encontrados consiste na importância da linguagem na produção da cultura humana, uma vez que ela se apresenta como o meio essencial de expressão de sentidos e por onde são compartilhados sentimentos, pensamentos, emoções, ações e tempos, desenvolvendo, consequentemente, sistemas de sentidos (mitos, artes, religião, família, economia e política).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Ese artículo, desde relatos de Experiencias de Casi-Muerte catalogados en entrevistas, analiza la importancia del lenguaje en la construcción de narrativas de sentido. De modo cualitativo, el texto argumenta como perspectivas individuales pueden revelar contextos culturales. Para ello, los cuestionamientos son basados en tres pontos centrales: (1) ¿Cómo son construidas las narrativas de Experiencias de Casi-Muerte por quien las hay tenido como experiencia?; (2) ¿Cuáles implicaciones de esas narrativas en la percepción simbólica y en el lenguaje?; y (3) ¿Cómo tal experiencia regula los padrones emocionales de los informantes desde el lenguaje, produciendo lo que puede ser llamado de idioma cosmológico? Uno de los principales resultados encontrados consiste en la importancia del lenguaje en la producción de la cultura humana, una vez que ella se presenta como medio esencial de expresión de sentidos y por adonde son compartidos sentimientos, pensamientos, emociones, acciones y tiempos, desarrollando, consecuentemente, sistemas de sentidos (mitos, artes, religión, familia, economía y política).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article, based on the reports of the Near-Death Experiences cataloged in interviews, analyzes the importance of language in the construction of narratives of meaning. In a qualitative way, the text argues how individual perspectives may reveal cultural contexts. Thereunto, the questions are based on three central points: (1) How are the narratives of Near-Death Experiences constructed by those who experienced them? (2) What are the implications of these narratives on symbolic perception and language? and, (3) How does such experience regulate the informants' emotional patterns from language, producing what may be called the cosmological language? One of the main results found is the importance of language in the production of human culture, because it presents itself as the essential medium of expression of the senses and through which feelings, thoughts, emotions, actions and times are shared, consequently developing systems (myths, arts, religion, family, economy and politics).
  • DISCURSO E MEMÓRIA: RELAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE O CONTO TEORIA DO MEDALHÃO E O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DOUTOR Artigos De Pesquisa

    Pereira, Carla Soares; Amin, Vanda do Socorro Furtado; Corradi, Analaura

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa o conto Teoria do Medalhão (1881), de Machado de Assis, e o anúncio publicitário audiovisual Doutor (2016), da Volkswagen. A partir de pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, procede ao estudo comparativo das narrativas, observando confluências e alteridades no enunciado discursivo delas, no contexto das relações entre memória e produção discursiva. Para isso, os escritos de Mikhail Bakhtin (1981, 2003), Michel Foucault (1971) e Maurice Halbwachs (1990) foram fundamentais. Como resultado da investigação, o estudo mostra que o diálogo entre os textos é intenso e revelador/desvelador: ambos expressam o conteúdo discursivo da busca de empoderamento social advindo de um título que designa visibilidade às pessoas - o de doutor/medalhão - e mostra como isso é experimentado, visto e compartilhado pelas personagens que desempenham papéis sociais de pais e filhos, sujeitos de memória.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza el cuento Teoria do Medalhão (1881), de Machado de Assis, y el anuncio publicitario audiovisual Doutor (2016), de Volkswagen. Desde supuestos teóricos y metodológicos del Análisis del Discurso, procede al estudio comparativo de las narrativas, observando confluencias y otredad en el enunciado discursivo de ellas, en el contexto de las relaciones entre memoria y producción discursiva. Para ello, los escritos de Mikhail Bakhtin (1981, 2003), Michel Foucault (1971) y Maurice Halbwachs (1990) fueron fundamentales. Como resultado de la investigación, el estudio muestra que el diálogo entre los textos es intenso y revelador/desvelador: ambos expresan el contenido discursivo de la búsqueda de empoderamiento social que viene de un título que designa visibilidad para personas - lo de doutor/medalhão - y muestra como ello es experimentado, visto y compartido por los personajes que juegan roles sociales de padres e hijos, sujetos de memoria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article we intend to analyze the short story Teoria do Medalhão (1881) by Machado de Assis, and the audio-visual advertising campaign Doutor (2016) from Volkswagen. From Methodological and theoretical assumptions from the speech analyses of the speech, we proceed to the comparative study of the narratives, watching confluences and alterities in their discursive speech, within the context of the relations between memory and discursive production. Thereunto, works by Mikhail Bakhtin (1981, 2003) Michel Foucault (1971) and Maurice Halbwachs (1990) were fundamental. As a result of the investigation, the study shows that the dialogue between the texts are intense and revealing/unveiling: both express the discursive content of the search from social empowerment from a title that appoints visibility to people - the doutor/medalhão -, and how this is experienced, seen and shared by characters who perform social roles of parents and children, character of the memory.
  • A RETÓRICA DA MEDIAÇÃO: DOIS MOMENTOS Artigos De Pesquisa

    Medeiros, Vanise

    Resumo em Português:

    Resumo Para este artigo foram analisadas, comparativamente, mais de cento e noventa notas de rodapé de dois dos romances indianistas de José de Alencar, a saber, O Guarani e Iracema. A análise objetivou compreender a relação entre línguas indígenas, que nelas comparecem com vigor (seja encabeçando verbete, seja em sua predicação), e língua portuguesa. Duas foram as posições discursivas observadas (do lexicógrafo e do lexicógrafo-tradutor) na composição dos verbetes. Chegou-se à conclusão de que estamos diante de um percurso que perfaz dois momentos de trabalho com as línguas indígenas, culminando na visibilidade e potência da língua indígena. O apoio teórico deste artigo se encontra na articulação entre os campos teóricos da História das Ideias Linguísticas (AUROUX, 1989; ORLANDI, 2001) e a Análise de Discurso pecheutiana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Para este artículo fueron analizadas comparativamente más de ciento noventa notas de pie de página de dos romances indianistas de José de Alencar, son ellos O Guarani e Iracema. El análisis ha objetivado comprender la relación entre lenguas indígenas, que en ellas comparecen con vigor (sea encabezando entrada, sea en su predicación), y lengua portuguesa. Dos fueron las posiciones discursivas observadas (del lexicógrafo y del lexicógrafo-traductor) en la composición de las entradas. Se llegó hasta la conclusión de que estamos delante de un curso que hace dos momentos de trabajo con lenguas indígenas, culminando en la visibilidad y potencia de la lengua indígena. El apoyo teórico de ese artículo se encuentra en la articulación entre los campos teóricos de la Historia de las Ideas Lingüísticas (AUROUX, 1989; ORLANDI, 2001) y el Análisis del Discurso de Pêcheux.

    Resumo em Inglês:

    Abstract For this article we compared more than one hundred and ninety footnotes of two of the indianist novels by José de Alencar, namely O Guarani and Iracema. The analysis was undertaken in order to understand the relationship between indigenous languages, which appear widely in them (be it heading an entry, or its predication), and the Portuguese language. Two discursive positions (from the lexicographer and the lexicographer-translator) were observed in the composition of the entries. We came to the conclusion that we are faced with a path that makes up two moments of work with indigenous languages, culminating in the visibility and power of the indigenous language. The theoretical support for this article is found in the articulation between the theoretical fields of the History of Linguistic Ideas (AUROUX, 1989; ORLANDI, 2001) and Discourse Analysis by Pêcheux.
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