Acessibilidade / Reportar erro

RESENHAS

Paulo Eduardo Elias

Professor assistente do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP

SAÚDE - A PRIORIDADE ESQUECIDA - BRUNO CARLOS DE ALMEIDA CUNHA - Vozes, Petrópolis, 1987.

Uma obra escrita com o coração. Assim pode ser caracterizado o livro Saúde - A prioridade esquecida, de autoria de Bruno Carlos de Almeida Cunha, professor na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Produto do "relacionamento do autor com colegas, companheiros e amigos", este livro propõe tematizar as políticas sociais vigentes na última década, particularmente aquelas ações do Estado referentes à área de saúde. Preocupado em transmitir uma compreensão ampliada sobre as determinações dos processos aí envolvidos, o autor utiliza-se dos primeiros capítulos para apresentar uma aproximação entre as áreas da saúde e da economia. No desenvolvimento destes capítulos mostra como as questões da saúde podem ser tratadas no campo da economia. E mais, propõe-se a discutir os problemas de saúde norteado por conceitos mais propriamente econômicos, tais como o de custo/benefício.

Nos capítulos finais detém-se na análise de vários aspectos relacionados com consumo e produção de medicamentos no Brasil

A partir de fatos reais e singelos, porém contudentes, tais como os relatados no capítulo dedicado à "empurroterapia", procura desvendar os mecanismos — muitos deles corriqueiros - que no conjunto concorrem para a manutenção da situação atual de dependência externa e descontrole na produção e comercialização de medicamentos.

A leitura deste livro também revela as inquietações do autor acerca dos rumos das políticas sociais. Indignado com a situação de saúde da maioria dos brasileiros, denuncia o tratamento dispensado às questões de saúde pelo poder político hegemônico. Inconformado, rejeita o papel desempenhado pelo Brasil na atual ordem econômica mundial, apontando a urgência da busca de caminhos brasileiros que possam atender às necessidades sociais básicas de nossa população, passo indispensável no processo de construção da democracia e da participação no mundo civilizado.

Com esta obra o autor mostra um outro sentido para o "esquecer a Saúde": não é somente a transição que é transada (como afirma Florestan Fernandes); na área da saúde as prioridades também o são.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Jan 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 1988
CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br