Acessibilidade / Reportar erro

TRANSFORMACIONES EN LA CONFIGURACIÓN Y FUNCIONALIDADES DE LA PERIFERIA URBANA NOROESTE DE LA GRAN ÁREA METROPOLITANA DE COSTA RICA (GAM)

Resumo

As periferias são normalmente concebidas como cenários de expansão de diversas atividades econômicas nas cidades centrais e tanto a sua funcionalidade como a sua organização territorial são normalmente explicadas a partir dos usos do solo. Contudo, a literatura mostra que as lógicas que configuram esses lugares também passam por um quadro de relações humanas territorializadas, e que suas formas de organização também estão ligadas a valorações sociais. Diante do exposto, a pesquisa enfatiza a importância de um olhar abrangente, baseado nas estruturas espaciais, para compreender as mudanças e funcionalidades contemporâneas da periferia em estudo. Para isso, foi considerada uma metodologia qualitativa de tipo etnográfico, baseada na observação dos usos do solo e das práticas dos diferentes usuários. Como resultado, a abordagem das estruturas espaciais tornou evidente outras atividades e relações entre a sociedade e o meio ambiente, tais como as formas de recreação em terras agrícolas, o processo de agriculturização, a diversificação agroprodutiva e as mudanças nos modelos residenciais, que devem ser levadas em conta para o planeamento atual e futuro da periferia.na (GAM).

Palavras-chave:
uso do solo; transformações nas periferias urbanas; funcionalidades; espaço geográfico; valoração social; Gran Área Metropolitana (GAM)

Universidade Federal do Ceará UFC - Campi do Pici, Bloco 911, 60440-900 Fortaleza, Ceará, Brasil, Tel.: (55 85) 3366 9855, Fax: (55 85) 3366 9864 - Fortaleza - CE - Brazil
E-mail: edantas@ufc.br