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POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE ESCOLAR NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PUBLIC POLICIES FOR SCHOOL SPORTS ON THE BRAZIL-BOLIVIA BORDER: PHYSICAL EDUCATION TEACHERS' PERCEPTIONS

POLÍTICAS PÚBLICAS DE DEPORTE ESCOLAR EN LA FRONTERA BRASIL-BOLIVIA: PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA

Resumo

Esta pesquisa, com caráter qualitativo, faz análises das percepções de docentes (professores de Educação Física) a respeito das consequências, dos entraves e/ou das possibilidades existentes na participação e integração dos alunos pendulares – discentes que moram na Bolívia e estudam na cidade fronteiriça brasileira de Corumbá, em Mato Grosso do Sul – nas políticas públicas em projetos voltados ao esporte escolar. Assim, foram realizadas, entre os meses de março e maio de 2021, entrevistas com onze professores do Ensino Fundamental de três escolas da Rede Municipal de Ensino. Os resultados do estudo apontam barreiras de acesso aos alunos pendulares (fronteiriços) nos projetos esportivos em decorrência da falta de transporte, fechamento da fronteira e capacitações dos docentes visando à educação intercultural.

Palavras-chave
Esporte; Políticas públicas; Escola; Fronteira Bolívia-Brasil

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