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CONHECIMENTOS, AFETOS E JUSTIÇA COGNITIVA NO CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

KNOWLEDGE, AFFECTIONS AND COGNITIVE JUSTICE IN THE CULTURAL CURRICULUM OF PHYSICAL EDUCATION

CONOCIMIENTO, AFECTOS Y JUSTICIA COGNITIVA EN EL CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCACIÓN FÍSICA

Resumo

O presente artigo assume o desafio de confrontar as concepções de conhecimento de Michel Foucault, Boaventura de Sousa Santos, Walter Mignolo e Patricio Guerrero Arias com as experiências pedagógicas relatadas por docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física. Para tanto, foram analisados relatos de experiência publicados, em 2020, na coletânea Escrevivências da Educação Física cultural. Diante da impossibilidade de pré-determinar o conteúdo nessa proposta, conclui-se que professores e educandos produzem coletivamente, a cada encontro, conhecimentos marcados por afetos, sentimentos e emoções num processo criativo, pautado no corazonar e atravessado pela justiça cognitiva e afirmação das diferenças e da multiplicidade da vida.

Palavras-chave:
Conhecimento; Educação Física; Currículo; Cultura.

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