BRA |
POR |
2011 |
Soares, et al. |
Jogadores de futebol no Brasil: mercado, formação de atletas e escola |
RBCE (Brasil) |
Refletir sobre a relação entre a profissionalização no futebol e a escolarização |
RE |
Futebol |
M |
CB |
EB e ES |
O futebol se configura em um tipo de negócio que sustenta uma indústria de formação profissional que pode estar em competição com a escolarização. |
BRA |
POR |
2011 |
Rocha; Bartholo; Melo |
Jovens Esportistas: profissionalização no futebol e a formação na escola |
Motriz (Brasil) |
Verificar como os atletas das categorias de base do futebol conciliam sua rotina de esportiva e acadêmica; e qual o significado da escola na busca por uma ocupação futura |
QL |
Futebol |
M |
CB |
EB |
Os atletas adotam diferentes estratégias de conciliação entre os compromissos esportivos e acadêmicos. Apoiados por mecanismos de flexibilização das instituições acadêmicas com a anuência dos pais |
BRA |
ESP |
2013 |
Soares, et al.
|
Tiempo para el futbol y la escuela: un análisis de los jóvenes jugadores brasileños de Rio de Janeiro
|
ES (México) |
Explorar e discutir a influência do tempo gasto nos treinamentos esportivos na conciliação com os estudos |
QQ |
Futebol |
M |
CB |
EB e ES |
Os atletas têm maior escolaridade do que a média dos brasileiros de mesma faixa etária. A partir dos 15 anos de idade a estratégia de conciliação entre esporte e escolarização é a mudança para o turno noturno da escola. As flexibilizações que favorecem o cumprimento das obrigações esportivas e acadêmicas são feitas pela escola. |
BRA |
POR |
2014 |
Melo; Soares; Rocha |
Perfil educacional de atletas em formação no futebol no Estado do Rio de Janeiro |
RBEFE (Brasil) |
Descrever o perfil escolar de atletas que atuam no estado do Rio de Janeiro e que se encontram no período da escolarização básica |
QQ |
Futebol |
M |
CB |
EB |
Não foi observado abandono escolar, no entanto percebe-se a mudança para o turno noturno escolar o que pode afetar negativamente a trajetória acadêmica. O sucesso esportivo passa a ser um projeto familiar. Aparentemente quanto maior os investimentos na carreira esportiva mais secundarizam-se a acadêmica. |
COL |
ESP |
2014 |
Lagos Córtez |
Estrategias de las Universidades colombianas para favorecer el acceso, permanencia y finalización de estudios en deportistas de alto rendimiento
|
LP (Colômbia) |
Caracterizar as diferentes estratégias utilizadas pelas universidades colombianas para favorecer o acesso, a permanência e a graduação de alunos atletas de alto rendimento |
QQ |
NI |
NI |
NI |
ES |
As universidades colombianas ainda não se comprometem com ações que apoiem de forma contundente a formação acadêmica de atletas de alto rendimento. Existe algum apoio aos estudantes-atletas que se referem basicamente a prática esportiva universitária, e não as necessidades do atleta de alto rendimento. |
COL |
ESP |
2014 |
Cifuentes |
Propuesta de un programa de acompañamiento a estudiantes deportistas de alto rendimiento: Avances en el compromiso de la Facultad de Cultura Física, Deporte y Recreación de la USTA en la formación profesional de deportistas
|
Impetus (Colômbia) |
Oferecer uma proposta de conciliação da dupla carreira esportiva e acadêmica nas universidades colombianas a partir de um projeto desenvolvido em uma universidade particular |
QL |
NI |
NI |
NI |
ES |
A proposta de intervenção de apoio aos estudantes-atletas poderia contribuir na conciliação entre as carreiras acadêmica e esportiva. Principalmente evitando o abandono escolar e assim um melhor preparo do atleta para o pós-carreira esportivo |
CUB |
ESP |
2015 |
Cobas-Ortiz, et al.
|
La caracterización psicosocial del atleta del deporte Atletismo. Una premisa en la iniciación deportiva
|
EduSol (Cuba) |
Desenvolver um diagnóstico do processo de caracterização psicossocial dos estudantes atletas que integram a equipe de atletismo da equipe San Justo, assim como o grau de preparação dos formadores. A partir do diagnóstico propor instrumentos para melhorar o desenvolvimento do processo. |
QQ |
Atletismo |
F e M |
NI |
EB |
Os instrumentos para a caracterização psicossocial dos estudantes-atletas desenvolvido foi validada como positiva e viável pelos profissionais envolvidos (Professores, treinadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos) |
BRA |
POR |
2015 |
Carvalho; Haas |
O conflito entre a legislação esportiva e educacional brasileira em relação a escolarização de seus jovens talentos esportivos |
REIPE (Espanha) |
Investigar a legislação educacional e esportiva brasileira no que se refere à escolarização de jovens esportistas. |
QL |
--- |
NI |
NI |
EB e ES |
Detectou-se contradição entre a legislação esportiva e a legislação educacional quanto ao controle de frequência dos alunos-atletas na educação básica e superior |
BRA |
POR |
2015 |
Peserico; Kravchychyn; Oliveira. |
Análise da relação entre esporte e desempenho escolar: um estudo de caso |
PP (Brasil) |
Analisar a relação entre prática esportiva competitiva e desempenho escolar em uma escola de Maringá/PR - Brasil |
QQ |
Basquetebol; Futsal; Handebol; e Voleibol |
F e M |
EE |
EB |
Verificou-se similaridade entre o desempenho escolar de atletas e demais alunos, pouco conhecimento dos professores sobre as atividades esportivas da escola. Mesmo não evidenciada a interferência da prática esportiva no desempenho escolar os estudantes-atletas precisam ser orientados adequadamente em suas rotinas e apoiados em suas dificuldades |
BRA |
POR |
2016 |
Folle, et al. |
Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino |
RBEFE (Brasil) |
Investigar as transições presentes no desenvolvimento de atletas de basquetebol feminino |
QL |
Basquetebol |
F |
CB |
EB e ES |
As transições para o treinamento especializado mais intenso foram simultâneas a transições psicossociais importantes (ex. passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e do Ensino Médio para o Ensino Superior). Essas transições não esportivas influenciam o desenvolvimento na prática esportiva |
BRA |
POR |
2016 |
Melo, et al. |
Jornada escolar versus tempo de treinamento: a profissionalização no futebol e a formação na escola básica |
RBCE (Brasil) |
Analisar o tempo dedicado ao futebol e à escola básica dos atletas das CB do estado do Rio de Janeiro - Brasil |
QQ |
Futebol |
M |
CB |
EB e ES |
Os atletas atuantes nos clubes da capital do Estado investem mais tempo no futebol do que os atuantes em clubes do interior. Existe uma concorrência entre os tempos para os treinos e o tempo para os estudos que pode prejudicar a qualidade da carreira acadêmica |
COL |
POR |
2016 |
Cantor |
Programa de acompañamiento a estudiantes-deportistas: una experiencia exitosa en la Universidad Santo Tomás |
Impetus (Colômbia) |
Descrever o programa de acompanhamento que busca harmonizar a vida do estudante-atleta na Faculdade de Cultura Física, Desporto e Recreação da Universidade de Santo Tomás |
QL |
NI |
NI |
NI |
ES |
Os fundamentos e diretrizes do programa descrito, bem como suas realizações e perspectivas foi reconhecido como um processo de sucesso |
BRA |
POR |
2017 |
Correia; Silva; Soares. |
Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas |
Perspectiva (Brasil) |
Indiciar aspectos referentes aos possíveis entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas em uma instituição de ensino que funciona dentro de uma instituição esportiva |
QL |
Atletismo e Futebol |
F e M |
CB |
EB |
As relações entre o colégio e o clube interferem, nos saberes e práticas que, cotidianamente, são construídos através da interpenetração de elementos do esporte no espaço da escola. Identificou-se um sentimento de adesão à instituição escolar, por meio da linguagem do esporte. |
BRA |
POR |
2017 |
Azevedo, et al. |
Formação escolar e formação esportiva: caminhos apresentados pela produção acadêmica |
Movimento (Brasil) |
Mapear as produções acadêmicas que discutem a conciliação entre formação escolar e formação esportiva |
RE |
NI |
NI |
NI |
EB e ES |
Foram encontrados 17 artigos. O tema da dupla carreira surge na Europa e nos EUA, na década de 1970. No Brasil, passa a ser abordado na década de 2000. Apresenta tentativas de conciliação entre as formações e a importância de fatores externos na possibilidade de priorização de uma das formações envolvidas |
BRA |
POR |
2017 |
Oliveira; Balzano; Morais. |
Perfil dos atletas em transição para a fase profissional das equipes de futebol da cidade de Fortaleza |
RBFF (Brasil) |
Verificar o perfil dos atletas sobre a relação escola e futebol nas CB para o profissional de CB da cidade de Fortaleza/CE - Brasil |
QT |
Futebol |
M |
CB e EL |
EB e ES |
Identificou-se defasagem escolar; os jogadores pensam ser importante estudar, mas não acham necessário para jogar futebol. Com relação a estudar e treinar ao mesmo tempo, a família é que dá o maior auxílio; não possuem apoio dos clubes e das escolas. Verificou-se que os atletas apresentam dificuldades em conciliar escola e treinos |
BRA |
POR |
2017 |
Maciel, et al. |
Envolvimento esportivo e escolar: percepções de alunos-atletas do programa “Basquetebol Para Todos” |
RBCM (Brasil) |
Analisar o envolvimento acadêmico-esportivo na perspectiva dos estudantes-atletas participantes do Programa Basquetebol Para Todos. |
QT |
Basquetebol |
F e M |
CB |
EB |
Na percepção dos alunos-atletas, o envolvimento esportivo não modifica o tempo dedicado aos estudos, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos. Constatou-se boa comunicação entre pais e treinadores com relação ao desempenho esportivo e escolar dos estudantes-atletas. |
BRA |
POR |
2018 |
Costa; Rocha; Cadavid. |
Sobre a dupla carreira esportiva e o direito à educação |
TEFE (Brasil) |
Analisar como se encontra a relação entre a dupla carreira esportiva e a escolarização especialmente na Universidade de Brasília (UnB) |
ED |
NI |
NI |
EU e ou EL |
ES |
Os atletas demonstram bom índice acadêmico, quebrando o estereotipo de que atletas não estudam. Demostraram bom equilíbrio entre o tempo dedicado aos estudos e os horários disponíveis. A ausência de políticas públicas direcionadas para o estudante-atleta em situação de dupla carreira acaba por deixar ao poder discricionário das instituições as querelas das rotinas. |
BRA |
POR |
2018 |
Fiochi-Marques; Oliveira; Melo-Silva. |
Construção da carreira do universitário-atleta: percepções e expectativas na transição universidade-trabalho |
PRSP (Brasil) |
Descrever as percepções e expectativas de universitários-atletas sobre a construção de suas carreiras na transição universidade trabalho |
QL |
Atletismo, Basquetebol e Handebol |
M |
EU |
ES |
Os participantes indicaram: Envolvimento esportivo desde a infância; Interesse pelo esporte como critério de escolha do curso superior; Saliência entre os papéis de estudante e atleta; Falta de apoio institucional. |
BRA |
POR |
2018 |
Haas; Carvalho |
Escolarização dos talentos esportivos: busca pelo sucesso no esporte, distanciamento da escola e conflitos legais |
RAE (Brasil) |
Investigar a evasão escolar dos estudantes atletas na educação superior e verificar se a legislação educacional e esportiva brasileira favorece aos jovens esportistas a permanecerem na Universidade |
QL |
NI |
NI |
EU e EL |
ES |
Identificou-se uma contradição entre a legislação esportiva e a legislação educacional, no que se refere ao controle de frequência dos estudantes-atletas; observou-se que o esporte, para esse grupo, representa uma alternativa de ascensão social e econômica, às vezes, mais atraente do que a educação universitária. |
BRA |
POR |
2018 |
Andres; Goellner |
Trajetórias esportivas de jogadoras de handebol e suas narrativas sobre ser profissional da modalidade |
Movimento (Brasil) |
Analisar o processo de profissionalização de atletas praticantes de handebol de um time do Rio Grande do Sul, considerando suas trajetórias e narrativas |
QL |
Handebol |
F |
EL |
EB e ES |
O entendimento que as atletas expressam sobre ser uma profissional da modalidade se dá mediante a relação que estabelecem com a prática do esporte e não a partir de vínculos trabalhistas que façam dessa atividade uma profissão. |
BRA |
POR |
2018 |
Miranda, et al. |
Dupla jornada no esporte de representação: o caso dos atletas da Universidade de Brasília |
TEFE (Brasil) |
Conhecer o estudante atleta da Universidade de Brasília (UnB), no âmbito socioeconômico, acadêmico e esportivo |
QT |
23 modalidades |
F e M |
EU e EL |
ES |
Os resultados ilustram a conciliação como prática incorporada pelos estudantes atletas com relativa compatibilidade entre as jornadas; apresentam desempenho acadêmico elevado; amparo socioeconômico da família; recebimento do Bolsa Atleta UnB (BA-UnB). Os participantes discordam quanto às condições de treino na universidade, relatam preconceito e incompreensão por parte do corpo discente e docente, respectivamente, quanto à condição de estudante-atleta. |
BRA |
POR |
2018 |
Reis, et al. |
Como ocorreu o processo de término da carreira esportiva de ex-atletas de futebol que disputaram Copas do Mundo pelo Brasil entre 1966 e 1982? |
RPP (Brasil) |
Analisar o término da carreira de ex-atletas de futebol que disputaram Copas do Mundo pelo Brasil entre 1966 e 1982. |
QL |
Futebol |
M |
EL |
|
Os ex-atletas não tiveram acesso a uma estrutura profissional para planejar o término da carreira. Não conseguiram conciliar a carreira esportiva com os estudos. |
BRA |
POR |
2018 |
Souza; Martins |
O paradoxo da profissionalização do futsal feminino no Brasil: entre o esporte e outra carreira |
RPP (Brasil) |
Descrever o perfil das atletas e o contexto do futsal feminino no estado de São Paulo; Analisar a relação entre o perfil socioeconômico, a formação esportiva e a carreira esportiva |
QT |
Futsal |
F |
EL |
EB e ES |
A carreira no futsal de mulheres é pouco estruturada. A carreira no futsal se constitui em um paradoxo, pois não é um projeto de vida em si, mas fonte de acesso a outro, que pode se consolidar como uma possibilidade de mudança social para elas por meio do acesso à educação via esporte. |
BRA |
POR |
2018 |
Verzani, et al. |
Desafios da dupla carreira na formação de futebolistas: olhar sobre a escolaridade |
ACDE (Brasil) |
Analisar o nível de escolaridade de atletas da categoria sub-20 em disputa da principal competição de futebol desta categoria no Brasil entre os anos de 2010 e 2015; Discutir os possíveis reflexos da dupla carreira |
QT |
Futebol |
M |
CB |
EB |
Os atletas formados no ensino médio aumentaram de 44,5% em 2010 para 67,39% em 2015. |
BRA |
POR |
2019 |
Belato; Carneiro; Athayde. |
Análise do programa Bolsa Atleta universitária na Universidade de Brasília de 2011 a 2015 |
RMV (Brasil) |
Analisar o Programa Bolsa Atleta Universitária da Universidade de Brasília (PBA-UnB) no período de 2011 a 2015 |
QQ |
NI |
NI |
EU e EL |
ES |
O PBA-UnB possui abrangência restrita e atendimento focalizado com potencial de ampliação. O programa oscila entre a hegemonia dos padrões de avaliação do esporte de rendimento e o alinhamento à política universitária e ao papel democrático e inclusivo da Universidade pública. |
ARG |
ESP |
2019 |
Laíño, et al. |
Educacion formal y deporte de élite en adolescentes argentinos
|
EFC (Argentina) |
Identificar barreiras e facilitadores para os representantes argentinos dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 |
QQ |
Várias modalidades |
F e M |
CB |
EB |
Barreiras: Apenas 27% dos participantes recebem algum tipo de tutoria para apoiar a os estudos e treinamentos esportivos; cerca de 30% dos participantes relatam não ter apoio das instituições para a conciliação das atividades escolares e esportivas; 38% relatam que o cansaço dos treinos afeta os estudos. Facilitadores: 76% dos participantes têm algum tipo de flexibilização para fazer as avaliações escolares; 70% dos participantes consideram entre bom e satisfatório o suporte das instituições. Quase 90% dos participantes gostariam de ingressar no Ensino Superior. |
BRA |
POR |
2019 |
Moro; Berticelli |
Jovens-pobres-jogadores de futebol e suas possibilidades escolares: uma cartografia da educação escolar dos jogadores das CB do futebol brasileiro |
REV (Brasil) |
Compreender, por meio da cartografia, como o processo de subjetivação do jogador de futebol em formação produz sentidos acerca da educação escolar |
CA |
Futebol |
M |
CB e EL |
EB e ES |
A educação escolar para jovens-jogadores advindos de famílias pobres se apresenta a partir de duas possibilidades: a educação escolar clubística ou a educação para jovens e adultos. Pouco jogadores- universitários foram encontrados os quais percebem o ambiente educacional como uma linha de fuga para romper o padrão hegemônico de formação esportiva oferecida pelas CB do futebol brasileiro. |
BRA |
POR |
2019 |
Rastelli; Bandeira |
"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes |
RPP (Brasil) |
Investigar o impacto da formação esportiva na escolarização de atletas adolescentes que cursam a educação básica |
RE |
NI |
NI |
NI |
EB |
Oito estudos analisados. A escola é compreendida como fundamental pelo fato de mobilizar estratégias para a permanência dos atletas na instituição. Pais e professores também possuem responsabilidade no processo |
BRA |
POR |
2020 |
Bagni et al. |
Agentes estressores e o enfrentamento de problemas em tenistas e mesatenistas universitários |
CEFE (Brasil) |
Analisar as estratégias de enfrentamento utilizadas por atletas universitários de esportes de raquete, bem como verificar as situações estressoras enfrentadas por eles. |
QQ |
Esportes de raquete |
M |
EU |
ES |
Os atletas utilizam estratégias de enfrentamento eficientes e encontra mais dificuldades em conciliar a dupla carreira (estudante-atleta). Torna-se necessário uma maior percepção por parte dos gestores do esporte universitário acerca deste tópico, sendo ainda necessário maiores estudos neste tópico, visando auxiliar os atletas e proporcionar um maior rendimento esportivo e acadêmico para eles. |
BRA |
POR |
2020 |
Conceição; Vaz |
A concomitância entre estudar e jogar: observações sobre o processo de descontinuidade na escolarização de jogadores de futebol em formação |
RECS (Brasil) |
Abordar a formação de atletas no futebol de campo e sua relação com a escola, apresentando parte dos resultados obtidos em pesquisa com as CB de dois clubes profissionais de Santa Catarina |
QQ |
Futebol |
M |
CB e EL |
EB |
A atual formação esportiva no futebol de campo favorece a descontinuidade na relação que o atleta constrói com a escola e consequentemente com a sua escolarização. |
BRA |
POR |
2020 |
Correia; Soares |
Dilemas da dupla carreira: projeto escolar e futebolístico de estudantes-atletas das classes médias e altas do Rio de Janeiro |
RECS (Brasil) |
Analisar por meio dos conceitos de projeto e campo de possibilidades de Gilberto Velho as estratégias e crenças de estudantes-atletas pertencentes à classe média e alta do Rio de Janeiro no que tange a sua profissionalização e escolarização (dupla carreira) |
QL |
Futebol |
M |
CB |
EB |
O campo de possibilidades dos jovens e a trajetória familiar influenciavam na construção das suas crenças e consequentemente na maneira como elaboravam estratégias na escolarização e na formação futebolística. As condições econômicas e mais alto capital cultural familiar demonstram um projeto de dupla carreira mais equilibrado. |
BRA |
POR |
2020 |
Correia; Melo; Soares. |
Mercado esportivo e escolarização de mulheres atletas |
RNOS (Brasil) |
Problematizar as desigualdades esportivas e como as mulheres administram a dupla carreira de formação no esporte e na escolarização, em diferentes níveis, e os possíveis impactos dessa administração no mercado da modalidade |
QL |
NI |
NI |
NI |
NI |
A existência de esportes com mercados mais consolidados e expandidos pode significar, aos olhos das atletas, um campo de possibilidades maior para a profissionalização e, consequentemente, um direcionamento maior para a prática esportiva em detrimento de outras atividades, entre elas a formação escolar. |
BRA |
ING |
2020 |
Martins; Rocha; Costa. |
A Narrative Review on Student- Athletes in Higher Education: Barriers, Solutions and Satisfactory Post-Sport Career Transition
|
RIES (Brasil) |
Analisar a conciliação entre esporte e formação acadêmica de alunos-atletas do ensino superior |
RE |
NI |
NI |
EL |
ES |
14 artigos analisados. Os estudantes-atletas encontram diferentes barreiras relacionadas ao estereótipo de inferioridade intelectual que lhes é atribuído, à sua rotina de treinamento e à preparação para a vida após o esporte. O incentivo aos objetivos acadêmicos e a compreensão das instituições de ensino sobre as dificuldades encontradas pelos alunos-atletas foram apontados como meios de superar as barreiras relacionadas ao estereótipo negativo. A participação em atividades que promovam o desenvolvimento profissional em conjunto com a oferta de cursos online durante os períodos de preparação para competições é indicada como estratégia para uma transição pós-desportiva profissional satisfatória. |
BRA |
POR |
2020 |
Melo; Rocha; Romão. |
Dupla carreira: dilemas entre esporte e escola |
JPE (Brasil) |
Analisar os modelos de conciliação das rotinas na dupla carreira, esportiva e escolar, no Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, com estudantes-atletas contemplados pelos resultados obtidos no ano de 2011. |
QT |
Atletismo, Judô e Natação |
F e M |
CB e EL |
EB e ES |
As diferentes modalidades esportivas exigem dos seus atletas tempo e dedicação distintos; O processo de iniciação nas três modalidades exige diferentes formas de investimentos; Os pais e os atletas do atletismo apresentaram menor escolaridade, assim como, classe social mais baixa. Diante dos obstáculos da dupla carreira, atletas, clube, escola e famílias passam adotar táticas de conciliação e mesmo burla dos programas de suporte à formação esportiva. |
BRA |
POR |
2020a |
Miranda; Loreno; Costa. |
A dupla jornada do atleta universitário: perspectivas para a conciliação entre estudos e treinos na Universidade de Brasília |
Movimento (Brasil) |
Apresentar e analisar o perfil dos estudantes atletas da Univ. de Brasília (UnB) que representaram a instituição em competições universitárias entre 2017 e 2018 |
QL |
17 modalidades e E-games |
F e M |
EU |
ES |
Os resultados apresentam o êxito na política de representação promovida pela UnB e relativo sucesso na conciliação da dupla jornada dos estudantes atletas, apesar de a maioria dos atletas terem alcançado resultados nacionais e internacionais. |
BRA |
POR |
2020b |
Miranda; Santos; Costa. |
Dupla carreira de estudantes atletas: uma revisão sistemática nacional |
RMV (Brasil) |
Analisar a produção brasileira sobre a escolarização de atletas em artigos divulgados em português |
RE |
NI |
NI |
NI |
NI |
7 artigos encontrados. O predomínio de estudos descritivos sobre o perfil de jovens futebolistas e dois estudos de revisão sobre o mercado do futebol e marcos legais para atletas estudantes. A administração do tempo entre as duas jornadas e a ausência de regulamentação específica na legislação esportiva são os principais desafios para o desempenho da dupla carreira, os quais são amenizados principalmente pelo suporte familiar presente na flexibilização da formação escolar. |
ARG |
ESP |
2020 |
Murzi; Herbella; Sustas. |
Ser futbolista juvenil en Argentina. Orígenes, escolarización, vivienda, sentimientos y expectativas de los deportistas en formación de un club de fútbol profesional
|
RDCEPV (México) |
Traçar um perfil sociodemográfico dos jogadores de futebol na Argentina a partir da análise das múltiplas dimensões da vida |
QT |
Futebol |
M |
CB e EL |
EB e ES |
15% dos atletas abandonaram os estudos; 80% estão estudando ou já concluíram o ensino básico; 30% dos concluintes ingressaram no Ensino Superior; Os atletas alojados abandonam menos a escola (existe uma pressão do clube para que eles frequentem as aulas). A principal causa do abandono é a dificuldade em conciliar o tempo de estudo com treinos/jogos. Os atletas de grupos menos favorecidos socioeconômicos e com pais dom menos capital cultural institucionalizado tem mais receio em não conseguir sucesso no esporte. |
CHI |
ESP |
2020 |
Aguilar; Flández |
Identificación de factores obstaculizadores del proceso académico en deportistas federados y de elite em Chile
|
RCAF (Chile) |
Identificar fatores impeditivos associados ao processo acadêmico, de atletas federados e de elite no Chile, em particular a disciplina de Remo |
QQ |
Remo |
F e M |
EL |
ES |
A preocupação com alguns fatores impeditivos que ocorrem no meio acadêmico, afeta o desempenho esportivo. Isso não lhes dá o foco e a tranquilidade necessários para garantir a otimização de suas capacidades no campo acadêmico e esportivo. |
BRA |
POR |
2020 |
Pedroza Júnior, et al. |
História de vida de ex-jogadores profissionais de futebol em Pernambuco: formação acadêmica versus formação esportiva |
Movimento (Brasil) |
Analisar a relação entre o processo de formação acadêmica e a formação esportiva de ex-jogadores profissionais de futebol em Pernambuco |
QL |
Futebol |
M |
EL |
EB e ES |
Os participantes, relataram dificuldade na conciliação entre as duas carreiras, resultando em defasagem, reprovações, mudanças de turno e até mesmo de abandono escolar. |