Acessibilidade / Reportar erro

É UMA JORNADA SEM FIM: APRENDENDO A SE TORNAR UM FACILITADOR NAS PRÁTICAS COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ES UN TRAYECTO SIN FIN: APRENDER A CONVERTIRSE EN FACILITADOR DE PRÁCTICAS COLABORATIVAS EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição da reflexão colaborativa para os processos individuais e coletivos de aprender a se tornar um facilitador na formação de professores de Educação Física. O autoestudo colaborativo das práticas de formação de professores foi utilizado como metodologia. Os participantes foram três professoras universitárias do Brasil, Turquia e EUA. As reuniões do grupo, memórias dos indivíduos, notas de campo e diários reflexivos foram fontes de dados. Os dados foram analisados de forma colaborativa por meio de constante análise comparativa de conteúdo. Os resultados foram organizados em dois temas: (a) Desafios e oportunidades para se tornar facilitador; (b) Autoestudo: o surgimento de novos insights; os quais representaram seus caminhos para formação de facilitadores em programas de formação de professores. Esse processo de autoestudo desafiou a compreensão do processo de se tornar um facilitador e demonstrou que esse processo é uma jornada sem fim em que as carreiras dos professores são continuamente moldadas e redefinidas.

Palavras-chave:
Facilitação; Aprendizagem situada; Identidade; Amigo crítico.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br