Acessibilidade / Reportar erro

O SE-MOVIMENTAR DE ALUNOS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA FAVELA CONFLAGRADA PELO TRÁFICO

THE SICH-BEWEGEN OF STUDENTS IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN A DRUG TRAFFIC-RIDDEN SLUM

EL MOVERSE DE ALUMNOS EN LA CLASE DE EDUCACIÓN FÍSICA EN UNA FAVELA CONFLAGRADA POR EL TRÁFICO DE DROGAS

Resumo

O objetivo deste estudo é interpretar o se-movimentar dos alunos de uma escola pública do Rio de Janeiro, localizada em uma área conflagrada pelo tráfico, de forma a compreender as influências da violência daquela área da cidade no cotidiano das aulas de Educação Física. Foram conduzidas uma observação participante e entrevistas semiestruturadas com professoras de Educação Física. Evidências encontradas durante as observações e ratificadas pelas entrevistas apontam que os alunos usam códigos corporais como um processo de reestabelecimento dos sistemas de autoconfiança social. A repetição dos fenômenos de identificação com o agressor, que se manifestavam no grupo masculino, era ressignificada mantendo-se elementos da cultura de violência, mas introduzindo características das atividades de que participavam.

Palavras chave:
Educação Física; Violência; Cultura; Áreas de pobreza

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br