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O ESPORTE EM IDADE ESCOLAR COMO DISPOSITIVO BIOPOLÍTICO DA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL: UM ESTUDO DE CASO

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os discursos em torno de programas esportivos de caráter educativo para a população em idade escolar no Chile como exemplo de dispositivo biopolítico orientado para a governamentalidade neoliberal, a partir de duas fontes de informação: um corpus documental como apoio de discurso institucional e entrevistas com profissionais envolvidos nos programas. A análise foi realizada em duas fases: 1) análise categorial de primeira ordem do conteúdo do corpus e das entrevistas e 2) análise de segunda ordem com base nos objetivos deste estudo. Os resultados são discutidos seguindo duas linhas principais: os programas esportivos escolares como dispositivos biopolíticos e como instrumentos promotores da governamentalidade neoliberal. Concluímos que é necessário examinar o desporto numa perspetiva crítica que transcenda a visão ideologicamente neutra prevalecente e permita investigar o seu papel na imposição de estilos de vida normativos, em consonância com a ordem social neoliberal hegemônica. Terminamos com algumas implicações pedagógicas e perspectivas de investigação futura.

Palavras-chave
Biopoder; Sanitarismo; Ideologia; Neoliberalismo; Valores; Educação esportiva

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