Acessibilidade / Reportar erro

AVENTURA, PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A POTÊNCIA DO PENSAMENTO FREIREANO PARA O ENSINO SUPERIOR

ADVENTURE, ORIENTATION PRACTICES AND TEACHER TRAINING: THE POWER OF FREIREAN THOUGHT FOR HIGHER EDUCATION

AVENTURA, PRÁCTICAS DE ORIENTACIÓN Y FORMACIÓN DOCENTE: EL PODER DEL PENSAMIENTO FREIREANO PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR

Resumo

O presente estudo objetivou visibilizar as Práticas de Orientação desenvolvidas com estudantes de um curso de Licenciatura em Educação Física localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho possui como centralidade o processo de ensino de uma sequência didática elaborada a partir das Práticas de Orientação, priorizando o manuseio da bússola e a elaboração de croqui para encontrar os azimutes. Metodologicamente aproximou-se dos estudos nos/dos/com os cotidianos escolares se apoiando epistemologicamente na pedagogia freireana. Utilizou o caderno de campo, o registro de imagens e relatórios dos (as) estudantes como fonte de produção de dados. Os resultados revelaram que: primeiro, a potência do pensamento freireano ao se pensar o ensino contextualizado; segundo, a possibilidade de se pensar em processos didáticos singulares a cada realidade local; terceiro, a motivação dos (as) estudantes ao se depararem com uma cultura corporal de movimento desconhecida, ampliando as experiências dos (as) estudantes.

Palavras-chave
Prática Interdisciplinar; Formação de Professores; Educação Básica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br