Acessibilidade / Reportar erro

FAMÍLIA COM ESTATUTO: Fraternidades criminais em Maceió (AL) e em São Luís (MA)1 1 Este artigo é resultado da pesquisa “Conexões Marginais: periferias, mercados ilegais e a expansão das facções criminais no Brasil”, que é uma parceria entre os grupos de pesquisa Gruppaes, da UFAL, e NaMargem, da UFSCar. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, através do edital Fapeal/Fapesp 05/2019. Contribuíram para a elaboração do texto Fernando Rodrigues, que esteve conosco nos primeiros esboços delineados, bem como os demais pesquisadores e amigos que compõem o grupo Conexões Marginais. Nossos agradecimentos ainda a Deborah Fromm, pela leitura atenta e sempre provocadora, a Taniele Rui, pela leitura do texto ainda em seu estágio inicial, e à Rede de Estudos Periféricos, especialmente aos pesquisadores Luiz Eduardo e Ailton Penha, pela concessão da entrevista que nos serviu como material para análise.

Family with Statute: Criminal Fraternities in Maceió (AL) and São Luís (MA)

RESUMO

Neste artigo, a partir de pesquisa de campo realizada em Maceió (AL) e São Luís (MA), refletimos sobre o que ficou conhecido como “expansão das facções nacionais”. Argumentamos que as noções êmicas de “família” e “facção” presentes nas constituições e resoluções de conflitos vivenciados por nossos interlocutores em seus territórios são indispensáveis para a compreensão dos mercados de proteção, drogas e armas nas duas cidades.

PALAVRAS-CHAVE:
família; facção; periferias; políticas criminais

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br