Acessibilidade / Reportar erro

SOBRE “UM ELEFANTE SENTADO QUIETO”1 1 Este artigo, em versão preliminar, foi apresentado no XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho: crises e horizontes do trabalho a partir da periferia, na modalidade remota, em setembro de 2021. Pude ainda debater o cinema de Hu Bo em reunião do grupo “Formas culturais e sociais contemporâneas”, sob a coordenação de Anderson Gonçalves, Edu Teruki Otsuka e Ivone Daré Rabello, a quem agradeço também pelas sugestões ao texto.

About “An Elephant Sitting Still”

RESUMO

O artigo analisa o longa-metragem chinês Um elefante sentado quieto (2018), de Hu Bo. A partir da configuração de situações individuais entendidas como sem saída, o filme mostra aspectos da conversão de um distrito popular através da atual economia de mercado. Considerando o tema da fuga na obra, o artigo discute como o ponto de vista narrativo internaliza uma experiência de tempo vivido como ameaça, no norte da China continental.

PALAVRAS-CHAVE:
Um elefante sentado quieto; Hu Bo; cinema chinês contemporâneo

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br