Acessibilidade / Reportar erro

Marx jornalista: a empiria a serviço da crítica da economia política* * Este artigo é uma versão modifi cada de um dos capítulos da tese de doutorado do autor, A genealogia da mais-valia: fi losofi a, economia e crítica da economia política (2014).

Journalist Marx: empirical elements at the service of critique of political economy

Resumo

Este artigo busca evidenciar a importância das atividades jornalísticas desenvolvidas por Marx entre os anos de 1848 e 1857 para o processo de elaboração de sua crítica da economia política. Sem abandonar seus trabalhos teóricos, o jornalismo e seu envolvimento com a apreensão dos aspectos práticos da realidade social possibilitaram a Marx o refinamento de dois aspectos essenciais para a elaboração de sua crítica: a forma e o conteúdo das categorias da economia política. Por isso, para além dos desenvolvimentos teóricos daquele período contidos tanto nos Cadernos de Londres, quanto no epistolário Marx-Engels, a empiria aparece como momento fundamental da trajetória teórico-metodológica de Marx, que culminaria na elaboração dos Grundrisse nos anos de 1857-1858.

Palavras-chave:
jornalismo; empiria; crítica da economia política; método dialético

Nova Economia FACE-UFMG, Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, MG, 31270-901, Tel.: +55 31 3409 7070, Fax: +55 31 3409 7062 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ne@face.ufmg.br