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A velhice na imprensa de negócios: novas sensibilidades culturais em uma economia financeirizada

Resumo

A financeirização da economia tem sido extensivamente estudada nas sociologias econômica e das organizações. Essa literatura analisa tanto as mudanças nas organizações associadas à cultura do valor ao acionista, quanto a forma com que a financeirização influencia diversos espaços da vida cotidiana. Com base na literatura relacionada a esse escopo mais amplo dos impactos sociais da financeirização e nas abordagens sociológicas à velhice, esse artigo analisou as concepções de velhice difundidas pela imprensa brasileira de negócios no contexto do aumento da longevidade da população e da emergência da financeirização da economia em nosso país. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo de 636 edições, publicadas entre 1990 e 2014, da Revista Exame, a partir das quais foi selecionado um corpus de 230 matérias que foi sistematicamente analisado. Os resultados foram analisados combinando ideias da Sociologia Reflexiva de Bourdieu e da Sociologia Pragmática de Boltanski. Quatro noções prevaleceram no material avaliado: i.) Planejamento da aposentadoria; ii.) Vida racionalizada e uma abordagem financeira à velhice; iii.) Envelhecimento da população e seus impactos micro e macroeconômicos, e; iv.) Demarcação e disputas geracionais nas organizações. A lógica econômica foi dominante, refletindo em propostas mais ou menos explícitas de um modelo financeiro para enquadrar a vida.

Palavras-chave:
Velhice; Aposentadoria; Financeirização da Vida Cotidiana; Mídia de Negócios; Análise de Conteúdo

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