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Teste Gestáltico Visomotor de Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG): Um Estudo com Amostras Distintas

O presente estudo tem como objetivo analisar diferenças entre os desempenhos no Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) de crianças dos estados de Minas Gerais e Paraíba, bem como comparar com os resultados apresentados pelo manual do teste. Participaram da pesquisa 511 crianças, ambos os sexos, com idades variando de 6 a 10 anos ( M = 8,21, DP = 1,33), sendo 50,7% do sexo masculino. As crianças eram provenientes de dois estados, quais sejam Minas Gerais ( n = 298, 58,3%) e Paraíba ( n = 213, 41,7%). O B-SPG foi aplicado coletivamente nas salas de aula. As pontuações médias no B-SPG das crianças de Minas Gerais e da Paraíba foram muito próximas e não significativas estatisticamente. No que diz respeito à comparação entre os dois estados e a amostra normativa, três resultados foram significativos, sendo que dois favoreceram as crianças de São Paulo e o outro, as de Minas Gerais e Paraíba, revelando pouca variação nos resultados do B-SPG.

avaliação psicológica; testes psicológicos; teste de Bender


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