Acessibilidade / Reportar erro

Description of the larva of Alampoides alychnus (Kirsch, 1873), the first known species with bioluminescent immatures in Euplinthini (Elateridae, Agrypninae)

A larva de Alampoides alychnus (Kirsch) é descrita e comparada às larvas bioluminescentes de espécies de Pyrophorini. Larvas foram coletadas vivas no solo, entre uma plantação de cana-de-açúcar e mata ciliar localizada em Campo Novo dos Parecis, Mato Grosso, Brasil. Foram mantidas em laboratório. Uma larva atingiu o estágio pupal e após 14 dias o estágio adulto. Estas larvas diferem das larvas de Pyrophorini principalmente pelo padrão de bioluminescência: um par de órgãos luminescentes no mesonoto e uma série de órgãos luminescentes medianos no metanoto e no abdômen. A morfologia da larva e o padrão bioluminescente da larva e da pupa são descritos pela primeira vez para o gênero e para a tribo. O adulto não apresentou luminescência ou vestígio de órgão luminescente.

Coleoptera; Imaturos; Bioluminescência; Vagalume; Região neotropical


Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo Av. Nazaré, 481, Ipiranga, 04263-000 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 2065-8133 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: einicker@usp.br