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BIBLIOTECONOMIA SOCIAL NA FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO: REFLEXÕES E ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO BRASIL

SOCIAL LIBRARIANSHIP AND VOCATIONAL TRAINING: REFLECTIONS AND ANALYSIS OF PROFESSIONAL COURSE PROGRAMS IN BRAZIL

RESUMO

Considera a relevância na formação do bibliotecário a que é voltada para a sua conscientização das carências sociais dos ambientes em que atua, preparando-o para contribuir para a superação das desigualdades que caracterizam o país. Os princípios da Biblioteconomia Social são apresentados como instrumentos para essa conscientização, que se dá a partir de dois eixos fundamentais: a mediação e a apropriação da informação. Aborda a literatura que destaca esses conceitos e sua relevância na formação profissional. Analisa, à luz da Biblioteconomia Social, os Projetos Pedagógicos (PPCs) de dois cursos de Biblioteconomia, especificamente, a ênfase em ações de extensão universitária e nos conteúdos voltados às bibliotecas escolares. Conclui que em ambos PPCs mostram, ênfase em diversos aspectos da Biblioteconomia Social, considera, entretanto, que ainda se está longe de efetivar uma ação pedagógica que promova plenamente a Biblioteconomia Social.

Palavras-chave:
Biblioteconomia Social; Mediação da Informação; Apropriação da Informação; Formação Profissional; Cursos de Graduação; Biblioteca Escolar; Extensão Universitária

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