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GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS: O CASO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS INTEGRADAS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

KNOWLEDGE MANAGEMENT IN LIBRARIES: THE CASE OF THE INTEGRATED LIBRARIES SYSTEM OF THE FEDERAL INSTITUTE OF SANTA CATARINA

RESUMO

O objetivo deste artigo é analisar o estado atual dos processos relacionados à Gestão do Conhecimento no Sistema de Bibliotecas Integradas do Instituto Federal de Santa Catarina, visando propor um conjunto de práticas que contribua para a sistematização da Gestão do Conhecimento nessas bibliotecas. A pesquisa trata de um estudo de caso de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Para coleta de dados, conduziram-se sete entrevistas semiestruturadas aplicadas a bibliotecários atuantes no referido sistema de bibliotecas, além da pesquisa documental, utilizada para triangulação dos resultados. A análise de conteúdo foi empregada para o tratamento dos dados. Os principais resultados indicaram que o Fórum de Bibliotecas é uma importante estratégia do sistema de bibliotecas. O acervo físico é elementar, porém existem esforços para ofertar recursos digitais. Os diversos perfis de usuários exigem estratégias para atender a diferentes públicos. A infraestrutura tecnológica é apropriada, contudo não são empregadas tecnologias emergentes. Os espaços físicos são amplamente utilizados e são heterogêneos entre as bibliotecas do sistema. Há potencial para organizar um Grupo de Trabalho que proporcione a evolução de discussões sobre Gestão do Conhecimento. O Framework GC@BU reconhece as bibliotecas como Sistemas Adaptativos Complexos e pode amparar a sistematização da Gestão do Conhecimento, considerando a necessidade de adaptação.

Palavras-chave:
Gestão do conhecimento; Bibliotecas; Sistemas Adaptativos Complexos (SAC); Framework GC@BU

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