Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 12, Número: 3, Publicado: 2007
  • Editorial

  • Análise cientométrica dos estudos bibliométricos publicados em periódicos da área de biblioteconomia e ciência da informação (1990-2005) Artigos

    Machado, Raymundo das Neves

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo analisar a temática em bibliometria vinculada em cinco periódicos nacionais, correspondendo ao período de 1990 a 2005, nos aspectos de procedência geográfica, evolução cronológica e orientação temática. Como método foi utilizado o quantitativo-descritivo, tendo como material de análise os artigos publicados nos periódicos: Ciência da Informação, Transinformação, Perspectivas em Ciência da Informação, DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação e Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. A amostra compreendeu 21 artigos escritos por autores brasileiros pertencentes a instituições sediadas no Brasil. Os resultados sugere que a produção em bibliometria publicada em artigos, em um período de 16 anos, ou seja, de 1990 a 2005, apresenta-se de forma assimétrica, variando entre o mínimo de um e o máximo de seis artigos/ano, sendo a Revista Ciência da Informação a de maior publicação, ou seja, publicou 71,4% dos artigos, mais que 50% do total, seguida pela Transinformação e Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Uma característica desta produção é a natureza dos autores, quer dizer, há predomínio da autoria única. No entanto, não há grandes produtores em bibliometria A análise de citação, modalidade de estudo bibliométrico, está de certa forma impulsionando a área neste início de século, enfatizando os estudos na área de bibliometria.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the theme "bibliometric studies" published on five Brazilian journals, from 1990 to 2005, particularly the aspects of geographic origin, chronological evolution and thematic orientation. The methodology used was the quantitative-description analysis, using articles published on the following journals: Ciência da Informação, Transinformação, Perspectivas em Ciência da Informação, DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Twenty-one articles were used as the sample. They were written by Brazilian authors from Brazilian academic institutions. The results point out that the theme bibliometrics published in articles published over the period of 16 years (1990 to 2005) was presented in anti-symmetrical form, varying between the minimum of one to a maximum of six articles/year; Ciência da Informação was the journal with the greatest number of articles (71.4%) followed by Transinformação and Revista da Escola de Biblioteconomia of UFMG. One characteristic of this production is the nature of the authors, with a predominance of single authorship, even though a large number of authors publishing about bibliometrics was not observed. The citation analysis thematics, one of the styles of bibliometric studies, is what promotes Brazilian studies on this area since the beginning of the 21st century.
  • A Internet e a busca da informação em comunidades científicas: um estudo focado nos pesquisadores da UFSC Artigos

    Lopes, Marili Isensee; Silva, Edna Lúcia da

    Resumo em Português:

    Pesquisa que teve por objetivo verificar o uso da Internet no processo de busca da informação em comunidades científicas, visando detectar a ocorrência da desintermediação da informação e suas conseqüências no processo de comunicação científica e na atuação das unidades de informação. Nesta pesquisa, a desintermediação foi considerada como a ausência de intermediários entre os recursos de informação e os pesquisadores. A amostra foi constituída por 324 pesquisadores-docentes da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculados aos seus Programas de Pós-Graduação, selecionada em três etapas: aleatória estratificada por áreas de atuação, aleatória simples por notas de avaliação da Capes e aleatória por conglomerados por programa. Foi utilizado o questionário como instrumento de coleta dos dados, com questões voltadas para o levantamento de informações sócio-demográficas e para o uso de recursos informacionais. Os dados foram organizados por meio do pacote estatístico SPSS, versão 11.0, utilizando a estatística descritiva (freqüências e porcentagens), de associações (teste 2) e comparativas (teste de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney), considerando-se um nível de significância de 5%. As análises dos resultados permitiram constatar que, dentre outros, os percursos preferidos na busca da informação, por esses pesquisadores, foram a biblioteca particular, com 46,3%, e a Internet, com 43,2%. O periódico foi o mais indicado dentre os recursos disponibilizados no Sistema BU/UFSC. Os pesquisadores indicaram que preferem obter o material em formato eletrônico devido à sua acessibilidade. Em relação aos mediadores no processo de busca da informação, os colegas/pares foram os mais citados. O correio eletrônico foi o recurso da Internet mais utilizado, o que também confirma a finalidade de uso da rede, onde a comunicação entre pares, com 65,4%, foi a que obteve maior incidência de indicações. Dentre os serviços on-line disponibilizados pela BU/UFSC, o Portal Capes foi o mais indicado (61.7%). Quanto ao processo de desintermediação, embora tenha aumentado em todas as áreas, considerando-se que os pesquisadores estão utilizando com autonomia os recursos eletrônicos no processo de busca da informação, conclui-se que o Sistema BU/UFSC ocupa um lugar de destaque nesse processo, em função do uso significativo do acervo tradicional, bem como dos serviços on-line disponibilizados pelo sistema. Quanto aos profissionais bibliotecários, os resultados permitiram concluir que eles não são os mediadores reconhecidos como preferenciais por esta comunidade científica.

    Resumo em Inglês:

    This research attempted to verify the use of Internet in information search processes in scientific communities, aiming to detect the occurrence of information disintermediation and its consequences on scientific community process and information as well as its consequences on scientific communication process and performance on the information unit. In this research, disintermediation was considered as absence of intermediates between the information resources and researchers. A sample of 324 researchers/teaching staff of the Federal University of Santa Catarina, linked to Graduate Programs was used and sorted by: random and stratified by area of knowledge, random and simple, by Capes evaluation grades, and random and conglomerated by the graduate program. A questionnaire was used as the tool for collecting data with questions for the survey of sociodemographic and resource use information. The data were organized using the SPSS statistics package version 11.0 using descriptive statistics (frequencies and percentages), association statistics (chi2 test), and comparative statistics (Kruskal-Wallis and Mann-Whitney test), at p=0.05. The analyses of the results allowed to confirm that pathways preferred by researchers in the search for information were: private library, 46.3%, and Internet, 43.2%. Among the resources available at the UL/UFSC System the journal was the one most indicated by researchers. A preference for materials in electronic format was also indicated due to the easier accessibility. In relation to the mediators in the process of information search, colleagues/pairs were the most indicated. Electronic mail was the most used Internet resource. This also confirms the use of network where the communication between pairs, with 65.4%, was the indication with the highest frequency. Among the available online services at UL/UFSC, Capes Gateway was the most indicated (61.7%). As for the disintermediation process, since it has increased in all areas because researchers are autonomously using the electronic resources in information searching, it can be concluded that UL/UFSC has a considerable position in this process since there is a significant use of the traditional collection, as well as the online system service. The results allowed to conclude that librarian workers are not recognized as preferential mediators by this scientific community.
  • Avaliação do acesso ao SINIMA: Sistema Nacional de Informação sobre o Meio-ambiente Artigos

    Silva, Thiago Antunes da

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta critérios de avaliação de fontes de informação na área da Ciência da Informação. Descreve transformações na difusão do conhecimento com o surgimento da Internet, que interfere diretamente no desenvolvimento das fontes de informação, possibilitando o acesso à informação científica de todo o mundo. Ressalta o boom informacional com o advento das redes de comunicação on-line e demonstra a importância das tecnologias de comunicação e informação como um facilitador para o acesso à informação, de modo a difundir a informação ambiental na sociedade. Apresenta a avaliação do Sistema Nacional de Informação sobre o Meio-Ambiente segundo critérios de avaliação de fontes de informação de sites, com ênfase nos critérios de facilidade de uso. Conclui que o site satisfaz as necessidades do usuário, pois obedece aos critérios propostos.

    Resumo em Inglês:

    The article presents criteria for evaluation of information sources in Information Science. It describes transformations in the knowledge after the Internet, which interferes directly in the information sources, allowing the access to the scientific information from anywhere in the world. It points out the information boom because of the online communication networks and it shows the importance of communication and information technologies as facilitators in the access to diffuse information on the environment for the society. The evaluation of the National Information System for the Environment according to criteria for evaluation of information sources is presented, with emphasis on accessibility. It concludes that the site fulfills the user needs, since it obeys the proposed criteria.
  • A funcionalidade e o desempenho do Portal de Periódicos da CAPES entre pesquisadores das áreas de Comunicação e Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia Artigos

    Meirelles, Rodrigo França; Machado, Raymundo das Neves

    Resumo em Português:

    A pesquisa busca definir parâmetros e critérios que permitam estudar e aferir a funcionalidade e o desempenho de recursos eletrônicos, no que diz respeito à sua interface com os usuários. Investiga um grupo selecionado de pesquisadores das áreas de Comunicação e Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Os resultados da pesquisa indicam que o Portal de Periódicos da Capes apresentou um bom desempenho de acordo com os usuários, mas que necessita de melhorias imprescindíveis em sua usabilidade e legibilidade.

    Resumo em Inglês:

    The research attempts to define parameters and criteria that allow to study and survey the functionality and the performance of electronic resources regarding their interface with users. A selected group of researchers of the areas of Communication and Information Science of the Federal University of Bahia was investigated. According to the results CAPES Journal Gateway has a good performance, although it needs some essential improvements in the layout and also in its usability and readability.
  • Patrimônio histórico-cultural: critérios para tombamento de bibliotecas pelo IPHAN Artigos

    Murguia, Eduardo Ismael; Yassuda, Silvia Nathaly

    Resumo em Português:

    Em razão do conteúdo informacional que preservam, as bibliotecas são consideradas grandes centros de memória. Tal fato motivou uma análise das bibliotecas tombadas pelo Iphan, com os seguintes objetivos: iniciar uma reflexão sobre suas peculiaridades enquanto patrimônio histórico-cultural, conhecer as justificativas oficiais que levaram ao tombamento, e discriminar o tombamento do prédio e/ou da coleção. Detectou-se que apenas o monumento arquitetônico das bibliotecas foi o critério priorizado, e que o tombamento delas foi apenas conseqüência do tombamento do edifício que as abrigava.

    Resumo em Inglês:

    Because of the information content that they hold libraries are considered important centers of memory. Thus, in order to start a reflection on the peculiarities of libraries as a cultural heritage an analysis of libraries listed by IPHAN was undertaken. Also, we attempted to recognize the official justifications that lead the buildings or the collections to be listed. Questionnaires were sent and applied. It was detected that the criteria for the listing process were primarily historical and architectural values, and the collection was listed as a consequence.
  • Paradigma atual da comunicação científica e introdução da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) no canal eletrônico Artigos

    Bertin, Patrícia Rocha B.; Fortaleza, Juliana Meireles; Suhet, Allert Rosa

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo discutir a evolução da comunicação científica formal desde o surgimento da Internet, posicionar a revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) nesse contexto e analisar o impacto da introdução da PAB no meio eletrônico. Para isto, analisou-se a evolução das citações recebidas pela revista PAB no período de 1997 a 2006, a partir de dados obtidos na biblioteca eletrônica SciELO. Entre 2001 e 2006, o acesso à página da PAB eletrônica na SciELO quadruplicou, enquanto os acessos diretos aos artigos aumentaram 50 vezes. Nesse mesmo período, o número de citações recebidas duplicou, chegando a 934 citações recebidas por periódicos participantes da SciELO em 2006. Paralelamente, o número de manuscritos recebidos aumentou no período analisado. Considerados em conjunto, esses dados indicam um progresso rumo à legitimação do periódico eletrônico para a disseminação da informação pela comunidade científica.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to discuss the evolution of scientific formal communication since Internet emergence, to place the Brazilian Journal of Agricultural Research - PAB - into this international context, and to analyze the impact of introducing this periodical into the electronic media. The number of citations received by the PAB from 1997 to 2006 was evaluated, through data obtained from SciELO electronic library. From 2001 to 2006, the number of accesses to PAB’s homepage increased four times, whilst the direct accesses to PAB’s articles augmented 50 times and the number of citations received duplicated, and reached the number of 934 in the last year. Additionally, the number of manuscripts received by the journal, for evaluation, increased. Taken together, these data demonstrate a progress through the legitimation of the electronic journal for information dissemination, by scientific community.
  • Perfil de usuários de biblioteca governamental: o caso do Ministério da Saúde Artigos

    Guimarães, Tatiara Paranhos

    Resumo em Português:

    O estudo identificou o perfil dos usuários reais e potenciais da Biblioteca do Ministério da Saúde (MS). Verificou que grande parte dos servidores do MS possui alguma fluência em espanhol, utiliza principalmente a Internet e sites no processo de busca por informações, utiliza a Biblioteca Virtual em Saúde com maior freqüência em relação a outros serviços prestados pela Biblioteca do Ministério e estão satisfeitos com a referida Biblioteca.

    Resumo em Inglês:

    This survey aimed to identify the profile of Ministério da Saúde Library users. According to the results, the majority of respondents is somewhat fluent in Spanish, has been using Internet and web sites to gather information, uses the Biblioteca Virtual em Saúde more often when compared to other services and products offered by the Library. Finally, they are very satisfied with the services provided.
  • Meta-aprendizagem e Ciência da Informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender Revisões De Literatura

    Neves, Dulce Amélia de Brito

    Resumo em Português:

    Apresenta uma reflexão sobre a meta-aprendizagem. Analisa aportes teóricos sobre o uso da metacognição na aprendizagem. Evidencia a importância do ensino da metacognição visando ao desenvolvimento pelo aluno de métodos eficazes para lidar com a informação proveniente do meio e com seus próprios processos mentais. Enfatiza o aprendizado voltado para atividades metacognitivas que têm produzido resultados satisfatórios no desempenho escolar. Apresenta uma abordagem da Ciência da Informação destinada àqueles que fazem parte dos Sistemas de Recuperação.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a reflection on meta-learning, analyzes theoretical support about the use of metacognition in learning, stresses the importance of teaching metacognition for learner to develop some efficient methods to deal with the information obtained from the environment and the mental processes involved. It emphasizes the learning in metacognitive activities that have produced satisfactory performance in schools. An Information Science approach directed to those at the Information Systems is also presented.
  • Indicadores de desempenho para bibliotecas universitárias: definições e aplicações sob o ponto de vista da literatura Revisões De Literatura

    Coletta, Teresinha das Graças; Rozenfeld, Henrique

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta discussões da literatura sobre indicadores de desempenho para bibliotecas universitárias. Apresenta ainda um breve relato sobre a importância da avaliação e medição de desempenho nas organizações em geral e, em especial, nas bibliotecas universitárias. Demonstra que uma maior preocupação é observada na literatura internacional e que há falta de definição e uso de indicadores no Brasil, onde a literatura é mais restrita. Questiona sobre o uso de metodologia única de avaliação para as bibliotecas e sugere o aprofundamento dos estudos e a conscientização sobre a importância do uso de indicadores de desempenho nas bibliotecas universitárias brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    The article presents discussions on the literature about performance indicators for university libraries. It presents a concise report on the importance of evaluation procedures and performance measurements in organizations and libraries in general, especially university libraries. It is demonstrated that there is a great international but not Brazilian literature production on the topic. The use of a unique evaluation methodology for all libraries was questioned. Further studies on this subject were suggested and the need of performance indicators for Brazilian university libraries was emphasized.
  • O trabalho do dirigente de unidades de informação sob diferentes perspectivas administrativas Revisões De Literatura

    Branício, Simone de A.R.; Castro Filho, Claúdio M.

    Resumo em Português:

    O trabalho do dirigente de unidades de informação é discutido sob diferentes perspectivas administrativas, refletindo sobre novas formas de se entender o trabalho desse profissional à luz de abordagens que contemplam conceitos como gestão do aprendizado, competências e liderança. Em uma delas, as funções do administrador são definidas como planejar, organizar, dirigir e controlar, enquanto que outras evidenciam a avaliação das atividades rotineiras e a necessidade de uma visão integrada da unidade como forma de facilitar as tomadas de decisão.

    Resumo em Inglês:

    The work of the information unit manager is discussed under different administration perspectives (learning management, competences and leadership) as an attempt to understand the role of this professional. In one of the approaches, the function of the manager is defined as planning, organizing, directing and controlling. Others concentrate on the evaluation of regular activities and the need of an integrated view of the unit as a way to help in the decision making process.
  • Mais um anjo barroco?: uma revisão bibliográfica em antropologia da informação a partir de levantamento de textos através da ferramenta de busca Google Revisões De Literatura

    Teixeira, Nísio

    Resumo em Português:

    A partir de uma revisão teórica sobre o tema Antropologia da Informação, produziu-se um levantamento de textos sobre o tema através do instrumento de pesquisa Google, dos quais oito foram selecionados para verificar como cada um deles abordou a articulação entre antropologia e informação. Diversos no formato, extensão e abordagem, os textos partem de uma preocupação geral - como o ser humano, em seu processo cotidiano de produção de cultura, está envolvido, se relaciona e sofre o impacto das tecnologias de informação para seguir caminhos particulares: desde discutir como a antropologia pode ajudar a entender os especialistas em tecnologia da informação junto aos demais grupos que integram a esfera produtiva da ‘cultura informacional’, até discutir como, ao longo da história, as tecnologias de informação reconfiguraram e mesmo potencializaram o trabalho da antropologia. A revisão inclui ainda uma descrição da trajetória da antropologia e do conhecimento para o entendimento das relações sociais no ciberespaço; a combinação de metodologias das ciências sociais e da antropologia para o estudo de organizações hipermidiáticas e uma leitura da cibercultura à luz dos conceitos e idéias de Walter Benjamin. A diversidade dos resultados confirma as múltiplas diretrizes, apontadas na revisão teórica, para a discussão do tema na Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    A theoretical review of Anthropology of the Information was the start point for a survey of texts using the Google search site. Eight texts were selected to verify how the relationship between anthropology and information was approached. These texts have diverse formats, lengths and approaches, but have a general concern - how the human being, in the daily process of culture production, is involved, how he relates and suffers the impact of the information technologies. Then, the texts have their particular characteristics: some discuss how anthropology can help to understand the specialists in information technology and those that integrate the productive sphere of ‘information culture’; others discuss how, along the history, information technologies had reconfigured and also potentialized the work... of the anthropology itself! The review includes a description of the trajectory of anthropology and knowledge for the understanding of the social relations in the cyberspace; the combination of methodologies of social sciences and anthropology for the study of hypermedia organizations and review on cyberculture on the light of the concepts and ideas of Walter Benjamin. The diversity of these results confirms the multiple lines of direction, pointed by the theoretical review, for the discussion of this subject in Information Science.
  • O espelho do tempo: uma viagem pelas estantes do acervo de obras raras da Biblioteca de Manguinhos Relatos De Experiência

    Rodrigues, Jeorgina Gentil

    Resumo em Português:

    O artigo descreve a formação da coleção de obras raras da Biblioteca de Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz. Foi realizada uma breve análise sobre o conceito de livro raro. Foram feitas recomendações metodológicas visando subsidiar os critérios de raridade bibliográfica.

    Resumo em Inglês:

    The article describes the formation of the rare books collection of Manguinhos Library at Fundação Oswaldo Cruz. This paper briefly conceptualizes what a "rare book" means and the main criteria to consider a given book as rare.
  • Método de modelagem domínio-ontológica do Direito Positivo Brasileiro Teses E Dissertações

    Cerqueira, Roberto Figueiredo Paletta de
  • Criação e compartilhamento de informação e conhecimento em aglomerações produtivas: o APL de móveis de Ubá - MG Teses E Dissertações

    Costa, Wilson José Vieira da
  • As trocas informacionais e a produção de conhecimento: um estudo sobre as interações no ambiente das ‘ONGs’ Teses E Dissertações

    Martins, Ronaldo Pereira
  • O centro cultural como equipamento disseminador de informação: um estudo sobre a ação do Galpão Cine Horto Teses E Dissertações

    Ramos, Luciene Borges
  • Estudo comparativo entre interfaces hipertextuais de softwares para a representação do conhecimento Teses E Dissertações

    Silva, Marcel Ferrante
  • Gestão arquivística na era do cinema digital: formação de acervos de documentos digitais provindos da prática cinematográfica Teses E Dissertações

    Costa, Alessandro Ferreira da
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br