Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Como disse o poeta Antonio Machado (1910/2011, n. p.), "não há caminho, o caminho se faz ao caminhar". E é com esta sensação que finalizamos mais um ano, tendo percorrido uma trajetória de muitas dificuldades, mas também de realizações, construídas com o árduo trabalho de toda a Equipe Executiva, do Conselho Editorial, dos consultores ad hoc, dos autores e de todos os demais colaboradores.

Vale destacar duas grandes decisões, tomadas ao longo deste ano. A primeira delas, no meio do ano, refere-se a que os artigos publicados em nossa revista seriam divulgados em língua portuguesa e língua inglesa, na versão online. No modo impresso, os artigos seriam apresentados apenas em português. A segunda, tomada agora no mês de novembro, com efeitos para o próximo ano, diz respeito à publicação online de nosso periódico, abrindo mão do material impresso. Portanto, este número 4, que ora apresentamos, será o último apresentado na versão impressa.

Com relação a primeira decisão, tivemos que adotar medidas de transição, tendo em vista que inúmeros artigos foram submetidos em período anterior e não podíamos simplesmente obrigar os autores a aceitarem a versão para o inglês e seu respectivo custo. Desse modo, todos os autores, nessas condições, foram consultados se concordavam ou não, e respeitamos suas decisões. Contudo, no presente número, apenas três artigos não foram vertidos ao idioma inglês. Todos os demais constam também neste idioma, na versão online.

Sobre a segunda decisão, de manter a revista apenas no meio digital, certamente que o fator redução de custos foi o principal, tendo em vista as dificuldades frequentes que enfrentamos quanto ao financiamento. Apenas para se ter uma ideia, em 2014 não contamos com ajuda financeira da Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 44/2013. Ao contrário, tivemos nosso pedido não aprovado, com o seguinte parecer:

Trata-se de periódico relevante da área, filiado ao Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, editado por pesquisador que não tem bolsa de produtividade, com corpo editorial composto por pesquisadores nacionais, Qualis A2 e Indexada no Scielo e Scopus. A política editorial é explícita no projeto e no site da revista. A publicação de 2013 não está pontual e a eficiência do processo editorial necessita ser aumentada consideravelmente, diminuindo o tempo entre submissão e avaliação.

Sobre o acima exposto, sem entrar no mérito de uma discussão mais profunda, efetivamente a publicação de 2013 não estava pontual, assim como durante o período não conseguimos diminuir o tempo entre a submissão do artigo e sua respectiva avaliação. Também é fato que nosso periódico é "editado por pesquisador que não tem bolsa de produtividade" (?!?). Entretanto, nosso corpo editorial não é somente composto por pesquisadores nacionais, e isto está explícito na ficha técnica encaminhada na solicitação feita, bem como se encontra também disponível nas versões impressa e online da revista.

Outra fonte de financiamento que contamos tem sido o "Programa de Apoio a Publicações Científicas - Livros e Periódicos", da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Sem os recursos desse Programa praticamente teria sido inviável a publicação de nossa revista nos anos anteriores e particularmente em 2014. Todavia, até o momento a Fundação Araucária ainda não lançou um novo edital, que nos possibilite ter a esperança de recursos financeiros para o próximo ano.

Mas como disse o poeta, "não há caminho, o caminho se faz ao caminhar" (Machado, 1910/2011, n. p.). E imbuídos desse espírito que vislumbramos o raiar de 2015; apenas com a certeza de que vamos caminhar.

Prof. Dr. Paulo José da Costa

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2014
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br