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Editorial

EDITORIAL

O número que aqui apresentamos da Revista Psicologia em Estudo é a continuidade da história deste periódico científico, que é criação do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá do Estado do Paraná, desde o ano de 1996, quando veio a público o Vol. 1, n. 1.

Entendemos que a cada nova etapa que se descortina, a história não pode jamais ser esquecida, pois é ela que estrutura e dá a base às novas conquistas. A partir de 2009, a Equipe Editorial da Revista que têm como desafio manter a qualidade e respeitabilidade adquirida ao longo de mais de uma década de trabalho árduo realizado pelas Editoras Profa. Dra. Maria Lúcia Boarini e Profa. Dra. Rozilda das Neves Alves, que nos antecederam, passa a contar com alguns novos integrantes.

No decorrer do período 1996 a 2003, sabemos que importantes mudanças aconteceram no cenário acadêmico, sobretudo no que tange a publicação de periódicos científicos do setor de Psicologia, sendo constituída pela CAPES/ANPEPP uma Comissão para Avaliação de Revistas Científicas em Psicologia, cuja primeira avaliação abrangeu o biênio 06/1996- 06/1998. A partir daí a avaliação deste Comitê é realizada regularmente a cada biênio, o que proporciona um aprimoramento das revistas científicas de Psicologia e, ao mesmo tempo, uma ampliação do nível de exigências, o que tende a tornar mais complexa a edição de um periódico desta natureza.

Assim, por uma tendência do meio editorial científico, a partir de 2004, a periodicidade da Psicologia em Estudo alterou-se para quadrimestral e em 2008 para trimestral. Este fato decorreu em função da quantidade de artigos de qualidade recebidos pela Revista e por uma exigência que se colocava pelas comissões avaliadoras de periódicos científicos.

Em função do crescente esforço das equipes anteriores em atender as exigências de qualidade e respeitabilidade científica, regulamentadas pela comissão de avaliação, a Revista Psicologia em Estudo obteve a classificação A–Nacional até 2007 e posteriormente passou a ser classificada como A-Internacional.

Atualmente, com as alterações de critérios na avaliação de periódicos – qualis Psicologia – da CAPES, a Revista foi classificada como A2. O objetivo da atual gestão é - além de manter o nível de qualidade da Revista até agora conquistado - tornar-se uma Revista A1, conforme os critérios definidos pela Comissão em 2008.

Ressaltamos que o mérito de tais conquistas só pode ser considerado coletivo, pois ele é a soma de esforços da equipe que organiza e produz o periódico, dos autores que submetem artigos e outras produções de visível qualidade acadêmica, dos consultores que se disponibilizam a analisar os trabalhos, contribuindo para qualificar ainda mais as publicações da Revista, dos revisores de textos em português e outros idiomas, dos revisores de normas, enfim, de todos os que direta e indiretamente estão envolvidos com o processo de editoração. Parte deste “coletivo” também são as instituições financiadoras como CNPq e Fundação Araucária, que desde a criação do periódico vem auxiliando financeiramente.

A partir deste ano, a Revista também passa a estar vinculada ao Mestrado em Psicologia (PPI), do Departamento de Psicologia, da Universidade Estadual de Maringá, contando com seu apoio em termos de divulgação científica, financeiro e com colaboradores vinculados à pós-graduação. Tal vinculação é fundamental, tendo em vista as novas necessidades da Revista, decorrentes da modernização dos procedimentos editoriais, que neste ano passam a ser somente on-line.

Em resumo, o breve relato da história da Revista Psicologia em Estudo nesse Editorial tem como objetivo mostrar aos nossos leitores não somente a base sólida recebida pelos edificadores anteriores, como apresentar o desafio deste momento de transição para práticas editoriais modernas, porém ainda não plenamente conhecidas e sistematizadas. Para que possamos tornar os novos procedimentos realmente eficazes, temos certeza que poderemos contar com o apoio de todos os nossos colaboradores.

Este periódico contempla em suas edições textos de autores de diferentes universidades nacionais e internacionais e profissionais de outras instituições. Tem como objetivo principal incentivar a produção e a divulgação de conhecimentos ligados à Psicologia e áreas afins e promover o intercâmbio pedagógico e científico entre professores, acadêmicos e profissionais.

Passemos agora à apresentação deste número, que possui artigos enfocando temas emergenciais na atualidade, principalmente ao se considerar a sociedade em que vivemos e suas diversas contradições. Neste sentido, temas como o consumo de drogas, violência intra e extra familiar, abuso sexual, anorexia, manejo de stress, entre outros, ao serem tratados pela Psicologia, colocam em pauta a importância desta ciência no desvelamento das aparências e superação do senso-comum que perpassa as abordagens midiáticas.

Este número também contempla artigos que se debruçam sobre as relações de trabalho no setor bancário e no ensino superior, outros que destacam as práticas educativas como promotoras de desenvolvimento sob diversos enfoques e, ainda, artigos que enriquecem teórica e praticamente a atuação do psicólogo no âmbito da saúde. Estão postas as queixas e as demandas, pelos autores que as captaram de um modo ou de outro e também estão expostas pistas que podem auxiliar nos enfrentamentos e superações.

Desejamos à todos uma boa leitura.

Profª Drª Silvana Tuleski

Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Mar 2009
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