Acessibilidade / Reportar erro

Barreiras e facilitadores para adesão à prática de exercícios por pessoas com dor crônica na Atenção Primária à Saúde: estudo qualitativo

Barriers and facilitators for adherence to exercise practice by people with chronic pain in Primary Health Care: Qualitative study

Resumo

Introdução

Exercícios e atividades físicas são um dos principais componentes no tratamento de pessoas com dores crônicas, sendo incentivados pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Entretanto, sua adesão é frequentemente baixa.

Objetivo

Analisar a percepção dos participantes de grupos de dor crônica na Atenção Primária, sobre as barreiras e facilitadores para adesão à prática de exercícios.

Metodologia

Estudo qualitativo, descritivo, realizado através de entrevistas com 16 participantes de grupos de dor crônica ofertados por Unidades Básicas de Saúde no município de Florianópolis. Utilizou-se a Análise de conteúdo para interpretação dos dados.

Resultados

Foram verificados como facilitadores: resultados percebidos, acompanhamento profissional, prazer na atividade física e grupos de exercício como apoio social. Como barreiras foram observadas: exacerbação da dor, medo de lesão ou piora dos sintomas e condição financeira. O ambiente físico e as demandas e rotinas diárias encaixaram-se em ambos – barreiras e facilitadores.

Conclusão

Os resultados forneceram subsídios para que os profissionais da Atenção Primária possam planejar e desenvolver estratégias que assegurem o engajamento das pessoas com dor crônica em programas de exercícios e/ou atividade física.

Palavras-Chave:
Exercício; Dor crônica; Atenção Primária em Saúde

PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br