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Patrocínio da parada LGBT pela indústria tabagista e promoção de seu produto de tabaco aquecido sob a ótica da análise crítica do discurso

Resumo

O Brasil tem avançado em ações de controle do tabaco, resultando em grande declínio da prevalência de tabagismo. Entretanto, é fundamental identificar populações mais vulneráveis, como as pessoas LGBT. Este estudo teve como objetivo analisar a produção discursiva que sustenta a busca de apoio e penetração da indústria tabageira junto à população LGBT, tomando o caso do patrocínio da Philip Morris Brasil à parada LGBT em São Paulo em 2019. A metodologia utilizada foi análise de discurso Crítica de notícia publicada em um blog. A análise da peça aponta para utilização de vocabulários como diversidade, inclusão, modernidade e inovação, que dizem respeito à causa LGBT e ao lançamento de novo produto. O texto traz alto grau de comprometimento e tom cortês, fazendo uso de recursos discursivos que associam a empresa às ideias de inovação técnica e comportamental. Comunica intertextualmente com órgãos regulatórios acerca da entrada no mercado brasileiro de seu novo produto (proibido no Brasil). Faz uso de diferentes operadores ideológicos, como o eufemismo do futuro sem fumaça ou futuro livre de fumaça. O trabalho apresenta uma estratégia da indústria do tabaco para promover seu produto de tabaco aquecido enquanto apoia a causa LGBT e promove imagem corporativa positiva.

Palavras-Chave:
Pessoas LGBT; Indústria do tabaco; Responsabilidade social; Produtos do tabaco

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