Acessibilidade / Reportar erro

O outro como eu em Vygotsky: o conceito de deficiência a partir da experiência de um judeu em contexto antissemita 1 1 Editor responsável: César Donizetti Pereira Leite. <https://orcid.org/0000-0001-8889-750X> 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha. e-mail revisor: <verah.bonilha@gmail.com>

The other like me in Vygotsky: the concept of disability from the experience of a Jew in an anti-Semitic context

El otro como yo en Vygotsky: el concepto de discapacidad a partir de la experiencia de un judío en un contexto antisemita

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo teórico derivado de revisão literária integrativa, o qual teve por objetivo estabelecer paralelos entre a imersão de Vygotsky em análises sobre crianças com deficiência e sua condição de judeu como outro, dado o contexto antissemita que o envolvia. Principia, ao destacar o caráter histórico e datado de suas contribuições, demarcando as dificuldades enfrentadas por Vygotsky no que se refere a viver em um contexto idealizado de forma a que fosse tomado como estrangeiro em sua própria terra; pontua também os impactos que a Revolução de 1917 plasmou em sua psique e escolhas, dada a dimensão deste fenômeno. Finaliza, ao asseverar que a predileção na análise de questões envolvendo crianças com deficiência em seus textos se vinculam à sua experiência de judeu em contexto antissemita, relação ainda não explorada pela literatura.

Palavras-chave
pessoa com deficiência; preconceito; educação; alteridade, Psicologia Sócio-histórica

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br