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“Um ato de liberdade”: movimento de estudantes secundaristas em São Paulo, 2015 1 1 Editor responsável: Helena Sampaio. https://orcid.org/0000-0002-1759-4875 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Tikinet – revisao@tikinet.com.br 3 3 Apoio: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Processo 302633/2018-9 (Demanda/Chamada: Chamada CNPq Nº 09/2018 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ, Nível 2), Processo 428160/2018-2 (Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa C), Processo n. 315164/2020-4 (CNPq Nº 09/2020 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ, Nível 2).

“Un acto de libertad”: movimiento de estudiantes secundarios en São Paulo, Brasil, 2015

Resumo

O artigo trata do movimento de estudantes paulistas que, em 2015, ocuparam 219 escolas contra o projeto de “reorganização” do sistema escolar estadual, com o objetivo de analisar fatores que explicam sua emergência e disseminação. Os dados, gerados por meio de revisão bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas, foram analisados com base nos conceitos de ciclos de protesto, repertórios de contestação e “cidadanismo”. Destaca-se, nos resultados, a aproximação entre diversas redes de ativistas e estudantes. Essas redes, influenciadas pelos repertórios do ciclo global de protestos dos anos 2010, desenvolveram as principais táticas do movimento – atos, ocupações e trancamentos – e catalisaram experiências, expectativas e demandas latentes entre adolescentes.

Palavras-chave
movimento estudantil; estudantes do Ensino Médio; repertórios de contestação

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