Acessibilidade / Reportar erro

ESTILIZAÇÕES MARGINAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE COLONIALIDADE E PROBLEMAS CLÍNICOS DO TRABALHO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ESTILIZACIONES MARGINALES: CONSIDERACIONES SOBRE LA COLONIALIDAD Y LOS PROBLEMAS CLÍNICOS DEL TRABAJO EN LA ENSEÑANZA DE LA EDUCACIÓN BÁSICA

MARGINAL STYLIZATIONS: CONSIDERATIONS ON COLONIALITY AND CLINICAL PROBLEMS OF WORK IN BASIC EDUCATION TEACHING

Resumo

Este artigo trata do tema da colonialidade e das Clínicas do Trabalho a partir de uma pesquisa realizada junto a professoras da rede pública de educação básica. Aborda-se a questão desde uma perspectiva da Clínica da Atividade, indicando a proposição de um conceito-ferramenta que chamamos de Estilizações Marginais, o qual indica um processo experimentado por pessoas negras em seu ofício em virtude da operação de estratégias da branquitude. Defende-se, neste estudo, a aposta em uma Clínica Antirracista do Trabalho.

Palavras-chave:
Clínicas do trabalho; Colonialidade; Racismo; Relações Raciais; Trabalho

Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com