Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de Treinos da Aplicação do ABLA-R* * Oriana Comesanha recebeu bolsa de mestrado da CAPES. Carlos Souza é bolsista de Produtividade do CNPq. Apoio: CAPES [Projeto 88887091031201401] e INCT-ECCE (CNPq - Projeto 573972/2008-7, e FAPESP - Projeto 2008/57705-8).

Evaluation of ABLA-R Application Training

Resumo

O ABLA-R (Assessment of Basic Learning Abilities Revised) é um teste útil para avaliar o repertório discriminativo de indivíduos com distúrbios do desenvolvimento. Este estudo avaliou, com seis profissionais, o efeito de três componentes de treino sobre a acurácia da aplicação do ABLA-R: manual autoinstrucional do ABLA-R, vídeo feedback e role-play. Nenhum componente, utilizado isoladamente, resultou em uma aplicação acurada do ABLA-R. A combinação do manual autoinstrucional com o vídeo feedback resultou em desempenhos com mais de 90% de acurácia. Os dados corroboram evidências prévias sobre a importância do feedback no treino de profissionais e demonstram que uma combinação de componente de treino pode ser mais eficiente para ensinar a aplicação do ABLA-R que a utilização apenas do manual autoinstrucional.

Palavras-chave:
ABLA-R; treino de profissionais; autoinstrução; feedback; role-play

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com