Yassuda et al. (2006Yassuda, M. S., Batistoni, S. S. T., Fortes, A. G., & Neri, A. L. (2006). Treino de memória no idoso saudável: Benefícios e mecanismos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 470-481.) |
69 (GE: 35; GC: 34) |
06 |
Episódica (nº de proposições recordadas em dois textos) |
Psicoeducação, categorização e grifos |
0,013 a
|
3,17 [2,45, 3,89] |
Salmazo-Silva e Yassuda (2009Salmazo-Silva, H., & Yassuda, M. S. (2009). Memory training for older adults with low education: Mental images versus categorization. Educational Gerontology, 35(10), 37-59. https://doi.org/10.1080/03601270902782487 https://doi.org/10.1080/0360127090278248...
) |
29 (CATG: 16; IMG: 13) |
08 |
Episódica (18-picture test) |
Categorização |
0,890 |
0,95 [0,17, 173] |
|
Imaginação |
|
-0,95 [-173, -0,17] |
|
De trabalho (subteste Immediate Recall/RBMT) |
Categorização |
0,558 |
0,19 [-0,54, 0,93] |
|
Imaginação |
|
- 0,19 [-0,93, -0,54] |
Carvalho et al. (2010Carvalho, F. C. R., Neri, A. L., & Yassuda, M. S. (2010). Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(2), 317-323. https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000200014 https://doi.org/10.1590/S0102-7972201000...
) |
57 (GE: 31; GC: 26) |
05 |
Episódica (18-picture test) |
Categorização |
0,308 |
2,68 [1,95, 3,41] |
|
De trabalho (substeste Digit Span/WAIS-III) |
0,835 |
-0,62 [-1,16, -0,09] |
Lima-Silva et al. (2010Lima-Silva, T. B., Ordonez, T. N, Santos, G. D., Fabrício, A. T., Aramaki, F. O, Almeida, E. B., Vianna-Paulo, D. L., Malagutti, M. P., Valente-Oliveira, A. C., Iwasaki, A., Souza, G. S., & Yassuda, M. S. (2010). Effects of cognitive training based on metamemory and mental images. Dementia & Neuropsychologia, 4(2), 114-119. https://doi.org/10.1590/S1980-57642010DN40200007 https://doi.org/10.1590/S1980-57642010DN...
) |
69 (GE: 37; GC: 32) |
05 |
Episódica (Delayed Recall/RBMT) |
Psicoeducação e imaginação |
0,041a
|
1,46 [0,92, 1,99] |
|
Incidental (subteste de mem. incidental/BCSB) |
0,393 |
0,53 [0,05, 1,01] |
|
Semântica (subteste de nomeação/BCSB) |
0,478 |
0,37 [-0,11, 0,84] |
Lima-Silva et al. (2011Lima-Silva, T. B., Oliveira, A. C. V., Paulo, P. L. V., Malagutti, M. P., Danzini, V. M. P., & Yassuda, M. S. (2011). Treino cognitivo para idosos baseado em estratégias de categorização e cálculos semelhantes a tarefas do cotidiano. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 14(1), 65-74. https://doi.org/10.1590/S1809-98232011000100008 https://doi.org/10.1590/S1809-9823201100...
) |
33 (GE: 21; GC: 12) |
08 |
Episódica (evocação de 10 palavras) |
Psicoeducação, categorização e repetição |
NC |
-0,34 (-1,05, 0,37) |
|
Semântica (Teste de Nomeação de Boston) |
NC |
-0,74 (-1,47, 0,00) |
Irigaray et al. (2012Irigaray, T. Q., Gomes Filho, I., & Schneider, R. H. (2012). Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1), 182-187. ) |
76 (GE: 38; GC: 38) |
12 |
Episódica (evoc. tar./NEUPSILIN) |
Psicoeducação, categorização e repetição |
0,118 |
1,52 (1,01, 2,04) |
|
De trabalho (dígitos [asc.]/ NEUPSILIN) |
0,121 |
6,48 (5,33, 7,62) |
Lima-Silva et al. (2012Lima-Silva, T. B., Teixeira-Fabrício, A., Silva, L. S. V., Oliveira, G. M., Silva, W. T., Kissaki, P. T., Silva, A. P. F., Sasahara, T. F., Ordonez, T. N., Oliveira, T. B., Aramaki, F. O., Buriti, A., & Yassuda, M. S. (2012). Training of executive functions in healthy elderly: Results of a pilot study. Dementia & Neuropsychologia, 6(1), 35-41. ) |
43 (GE: 26; GC: 17) |
06 |
Episódica (Delayed Recall/RBMT) |
Psicoeducação, categorização e repetição |
NC |
-4,76 (-5,99, -3,54) |
|
De trabalho (Digit Span/WAIS-III) |
NC |
-8,61 (-10,62, 6,61) |
Golino e Flores-Mendoza (2016Golino, M., & Flores-Mendoza, C. (2016). Desenvolvimento de um programa de treino cognitivo para idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 19(5), 769-785. http://dx.doi.org/10.1590/1809-98232016019.150144 http://dx.doi.org/10.1590/1809-982320160...
) |
15 (GE: 7; GC: 8) |
12 |
Episódica (não avaliada separadamente) |
Visualização, associação face-nome e associação de ideias |
- |
- |
|
De trabalho (Digit Span/WAIS-III) |
NC |
3,91 (1,99, 5,83) |
Lopes e Argimon (2016Lopes, R., & Argimon, I. (2016). El entrenamiento cognitivo en los ancianos y efectos en las funciones ejecutivas. Acta Colombiana de Psicología, 159-176. http://www.dx.doi.org/10.14718/ACP.2016.19.2.8 http://www.dx.doi.org/10.14718/ACP.2016....
) |
83 (GE: 45; GC: 38) |
08 |
De trabalho (Digit Span/WAIS-III) |
Psicoeducação e imaginação |
NC |
0,86 (0,41, 1,32) |