Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem Simbólica de Crianças com Autismo: Potencial Preditivo de uma Tarefa* * Este estudo é baseado na dissertação de mestrado do primeiro autor, sob orientação do segundo autor, defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco. O manuscrito recebeu apoio do CNPq (processo #465686/2014-1).

Symbolic Learning in Children with Autism: Predictive Value of a Prototype Task

RESUMO

Testes preditivos de aprendizagem podem ser úteis para planejar intervenções mais efetivas para crianças com autismo. O objetivo desse estudo foi avaliar se um protótipo de tarefa, desenvolvido para estender o Teste ABLA-R (Avaliação de Habilidades Básicas de Aprendizagem), seria preditivo de aprendizagem simbólica (formação de classes de equivalência). Três crianças com autismo foram avaliadas pelo ABLA-R e pela tarefa protótipo (denominada Nível 7) e, em seguida, foram expostas a um protocolo de ensino e teste de relações de equivalência. As predições do Nível 7 se confirmaram para dois participantes e parcialmente para o terceiro. Embora sejam necessários mais estudos, os resultados sugerem que a tarefa do Nível 7 pode ser uma potencial adição ao ABLA-R.

PALAVRAS-CHAVE:
discriminação condicional; equivalência de estímulos; teste ABLA-R; Transtorno do Espectro Autista

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com