Acessibilidade / Reportar erro

Os Casos-Limite e os Limites da Técnica Psicanalítica: Subversão e Cura nos Fundamentos da Psicanálise* * Apoio: CAPES.

The Borderline Cases and the Boundaries of Psychoanalytic Technique: Subversion and Healing in the Foundations of Psychoanalysis.

Resumo

Neste estudo procuramos fazer uma caracterização dos casos-limite como quadro sintomático eliciado pelas contingências socioculturais em crescimento desde a modernidade - implicações que hoje denominamos contemporâneas. A partir disso, procuramos fundamentar a pertinência de uma constante subversão, superação ou transgressão das recomendações técnicas clássicas em psicanálise no sentido do que Ferenczi chamou de elasticidade técnica, a fim de contemplar a noção de cura implicada na especificidade do saber psicanalítico, noção derivada do cura sui e, portanto, de filiação sério-cômico e dialógica. Implicamos pensar a subversão como um modo de funcionamento típico da técnica psicanalítica identificado em seus fundamentos. Conclui-se que a relação peculiar da psicanálise com os limites confere a ela um espaço constantemente afeito à criatividade técnica.

Palavras-chave:
estados limite; técnica psicanalítica; cura; subversão

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com