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Habilidades Sociais como Preditoras de Problemas de Comportamento em Escolares1 1 Este artigo apresenta dados do Estudo I da Dissertação de Mestrado realizada pela primeira autora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, sob a orientação da segunda autora. O terceiro autor colaborou na elaboração desta versão. 2 2 Apoio financeiro: CAPES.

Social Skills as Predictors of Problem Behavior in School Children

RESUMO

Este estudo realizou uma caraterizacão do repertório de habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças e avaliou a força preditiva das habilidades sociais para problemas de comportamento. Participaram 220 crianças, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, bem como seus pais ou responsáveis, que responderam ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). A amostra apresentou escores coerentes com a norma para habilidades sociais e problemas de comportamento, sendo que os internalizantes, segundo os pais ou responsáveis, foram mais frequentes. Adicionalmente, as habilidades sociais de maior peso preditivo foram as de Responsabilidade (na autoavaliação) e as de Autocontrole e Civilidade (na avaliação de pais ou responsáveis). Os resultados foram discutidos em termos de suas implicações para a promoção de habilidades sociais como mecanismo preventivo de problemas comportamentais.

Palavras-chave:
habilidades sociais; problemas de comportamento; crianças em idade escolar

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