Acessibilidade / Reportar erro

Envolvimento, práticas parentais e jornada de trabalho de mães de crianças pré-escolares* * Apoio: CAPES - Código de Financiamento 001. CNPq - Processo no. 306811/2019-7. ,** ** Artigo baseado na tese de doutorado da primeira autora.

Engagement, parenting practices and work hours of mothers of preschool children

Resumo

Este estudo buscou investigar as relações entre envolvimento, práticas parentais e jornada de trabalho de mães de pré-escolares por meio de uma pesquisa exploratória, quantitativa e transversal. Mães residentes no Sul do Brasil (171) responderam a quatro questionários. Por meio da análise dos resultados, constatou-se que as mães com jornada de trabalho integral e extensa tinham significativamente maior envolvimento com as crianças em comparação com mães que exerciam atividade remunerada parcial e às que não exerciam trabalho remunerado. No entanto, elas utilizaram significativamente mais punição, uso de práticas parentais menos democráticas e apresentaram menor suporte emocional. Discute-se as implicações da conciliação/conflitos dos papéis desempenhados pelas mães quando estão envolvidos os cuidados com as crianças e o trabalho remunerado.

Palavras-chave:
Relações mãe-criança; Envolvimento; Trabalho; Crianças; Pré-escolares

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com