Acessibilidade / Reportar erro

A Clínica Extensa na Interface entre a Universidade e a Atenção em Saúde* * Este artigo é um dos resultados da Pesquisa de Pós-Doutorado realizada pela primeira autora sob a supervisão da segunda, junto ao Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-Graduação Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Universidade de São Paulo.

The Extended Clinic at the University and Health Care Interface

Resumo

O presente ensaio pretende abordar a interface do trabalho entre a Universidade e a assistência à Saúde a partir da perspectiva da clínica ampliada em Psicanálise. Considerações teórico-metodológicas sobre a Clínica Extensa e o Narcisismo são os fundamentos de onde partiremos para abordar a especificidade da escuta psicanalítica no contexto institucional. Visamos demonstrar a experiência de acolhimento e acompanhamento de famílias e de díades mãe-bebê desde o início da gestação, incluindo condições críticas de internação em UTI-Neonatal. Faremos isso através da apresentação de uma proposta de dispositivos para a observação e a intervenção, a fim de discutir a necessidade de ampliação do trabalho do psicólogo para abordar a equipe multidisciplinar, considerando os fenômenos grupais que atravessam esse tipo de trabalho. Como conclusão, assinalamos a contribuição de uma escuta psicanalítica sobre a constituição do sujeito e a ética do desejo no contexto de uma lógica complexa em Psicologia da Saúde.

Palavras-Chave:
psicologia da saúde; psicanálise; clínica extensa; cuidados parentais

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com