Acessibilidade / Reportar erro

O Besouro na Caixa de Skinner* * Artigo proveniente da dissertação de mestrado da primeira autora, sob supervisão do segundo autor, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina ,** ** Apoio: CAPES - Código de Financiamento 001.

The Beetle in Skinner’s Box

Resumo

A literatura tem indicado algumas aproximações entre as propostas de Skinner e Wittgenstein, como, por exemplo, a crítica às concepções tradicionais de linguagem psicológica. Wittgenstein assenta essa crítica na impossibilidade de uma linguagem privada, enquanto Skinner a faz por meio do conceito de eventos privados. Contudo, esse conceito parece não ser consistente com a proposta de Wittgenstein. Partindo dessa hipótese, este artigo pretende reavaliar o papel do conceito de eventos privados no comportamentalismo skinneriano à luz das discussões críticas de Wittgenstein. Para isso, é feita uma comparação entre as propostas de Wittgenstein e de Skinner, evidenciando que o conceito de eventos privados é suscetível às críticas de Wittgenstein às concepções tradicionais da linguagem psicológica.

Palavras-chaves:
eventos privados; linguagem psicológica; jogos de linguagem; Skinner; Wittgenstein

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com