Acessibilidade / Reportar erro

Adesão ao Tratamento, Resiliência e Percepção de Doença em Pessoas com HIV* * Pesquisa realizada em Estágio Pós-doutoral da primeira autora, com orientação do segundo autor ,** ** Apoio: CNPq mediante Bolsa de Produtividade em Pesquisa aos autores E. M. F. S (310704/2015-4) e E. R (302850/2017-1).

Treatment Adherence, Resilience and Illness Perception in People with HIV

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar variáveis preditoras da adesão ao tratamento antirretroviral entre aspectos sociodemográficos, clínicos e psicológicos (resiliência e percepção de doença) em pessoas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Participaram 155 pacientes, sendo 72,9% homens. Roteiros de entrevista sobre aspectos sociodemográficos e clínicos e instrumentos validados para a população brasileira foram aplicados. Três variáveis foram preditoras da adesão: resiliência, percepção de doença como preditor negativo, e idade, totalizando 29% de variância explicada. O estudo tem implicações para a prática de psicólogos e de equipes de saúde que atuam na área, com base na implementação de intervenções visando à adesão e ao autocuidado, bem como à adaptação e à resiliência em pessoas que vivem com HIV.

Palavras-chave:
HIV; adesão ao tratamento; resiliência; percepção de doença

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com