Acessibilidade / Reportar erro

Dispositivos de Escuta de Adolescentes Privados de Liberdade e de Agentes Socioeducativos* * Apoio: FAP/DF. Edital 03/2015 - Demanda Espontânea, protocolo: 4525.25.30114.07072015.

Listening Devices for Adolescents Deprived of Liberty and Socio-Educational Agents

Resumo

Este estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos.

Palavras-chave:
socioeducação; plantão psicológico; grupo; violência; psicodinâmica do trabalho

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com