Acessibilidade / Reportar erro

O Conhecimento Morfológico da Criança na Escrita do Português Brasileiro1 1 Agradecemos ao CNPq e à FAPERJ - Edital Cientista do Nosso Estado pelo apoio concedido, sem o qual a realização deste trabalho não teria sido possível. Agradecemos a Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro e a 2ª. CRE pela cooperação, às crianças e seus professores pelo muito que nos ensinaram acerca do aprendizado da escrita e à Camila Roque pela sua participação na coleta e tabulação dos dados.

Children's Knowledge of Written Morphology in Brazilian Portuguese

RESUMO

Examina-se o emprego do conhecimento morfológico por crianças do 3º. ao 5º. ano do ensino fundamental, analisando a grafia de terminações (morfemas) pronunciadas da mesma maneira, mas escritas diferentemente. Quatro grupos foram formados: (a) uso indiscriminado das formas de grafar as respectivas terminações, sugerindo o reconhecimento das diversas formas de escrevê-las, sem decidir convenientemente entre as mesmas; (b) preferência por uma das formas de grafar a terminação; (c) uso preferencial de outra forma de grafar a terminação; d) grafia convencional dos morfemas e o uso de informação morfológica. Embora progrida com a escolaridade, o uso da informação morfológica para a escrita de morfemas homófonos mostrou-se tardio, não estando concluído ao término da escola primária.

Palavras-chave:
morfologia (linguística); ortografia; linguagem escrita

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com