Acessibilidade / Reportar erro

Difusão de Programas Preventivos em Saúde Mental: Notas Teóricas* * Artigo derivado da Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura, na Universidade de Brasília, defendida pela primeira autora e orientada pela segunda autora.

Diffusion of Preventive Programs in Mental Health: Theoretical Notes

Resumo

Transtornos mentais causam incapacidades e mortes prematuras, além de representarem custos psicológico, social e econômico elevados. Embora programas de prevenção e promoção em saúde mental com evidências de efetividade estejam disponíveis, são pouco difundidos mundo afora e, em particular, no Brasil. Este artigo tem o propósito de discutir a difusão de programas de prevenção e promoção em saúde mental, segundo as lentes da Teoria da Difusão de Inovações e os desdobramentos contemporâneos. Ênfase será dada às etapas de disseminação, adoção, implementação e sustentabilidade. Implicações para o ensino, a pesquisa e a gestão são discutidas.

Palavras-chave:
programas de prevenção; saúde mental; difusão; práticas baseadas em evidência

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com