Acessibilidade / Reportar erro

A Análise Fílmica no Contexto do Deslocamento Forçado de uma Comunidade: Articulações entre a Psicologia e a Cultura* * Trabalho derivado da tese de doutorado do primeiro autor, orientado pela segunda autora. ,** ** Apoio: CAPES, CNPq, FAPDF e Fundação Alexander von Humboldt.

Film Analysis in the Context of Forced Displacement in a Community: Links between Psychology and Culture

Resumo

Os deslocamentos forçados na Amazônia são um padrão migratório que envolve os estudos de diferentes disciplinas. O objetivo deste estudo foi identificar as experiências das famílias no contexto do deslocamento forçado registradas no documentário “Pinheirópolis, vida, festa, futuro...”, dirigido por José Iramar em 2000, à luz da Teoria dos Sistemas Bioecológicos. Após a decupagem das cenas e as transcrições dos depoimentos, foram geradas as nuvens de palavras e organizadas as categorias de análise: (a) formação do povoado, (b) atividades econômicas, (c) reações/sentimentos ao deslocamento, (d) o último festejo e o luto antecipatório. O método fílmico possibilitou adquirir informações do período anterior à remoção, o que sugere a utilização deste recurso nos estudos avaliativos sobre as comunidades impactadas por barragens.

Palavras-chave:
migração interna; Amazônia; recursos audiovisuais; ecologia humana

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com