Acessibilidade / Reportar erro

Transformações no Envolvimento Paterno ao Longo dos Seis Primeiros Meses do Bebê na Creche1 1 Esse artigo é derivado da Dissertação de Mestrado defendida pela primeira autora, sob a orientação da segunda autora, junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS (Gabriel, 2012).

Changes in Father Involvement During the First Six Months of the Baby in the Child Care

Resumo

Este trabalho investigou o envolvimento de pais com seus bebês e com a creche nos seis primeiros meses de frequência do bebê no berçário. Por meio de um estudo de caso coletivo de caráter longitudinal, quatro pais responderam a entrevistas em três momentos: entrada do bebê na creche, um mês e 6 meses depois da entrada. Análise de conteúdo qualitativa indicou que tanto a creche como o desenvolvimento do bebê foram aliados do pai para a retomada do trabalho e da vida conjugal. O estudo mostra a importância de se levar em consideração as necessidades e competências do pai que está envolvido no cuidado ao bebê.

Palavras-chave:
envolvimento paterno; relações pai-criança; papel dos pais; pai; creche

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com