Acessibilidade / Reportar erro

Recaída de Variabilidade Operante com a Combinação dos Procedimentos de Renovação, Restabelecimento e Ressurgência* * Esse artigo é derivado da dissertação de mestrado da primeira autora.

Relapse of Operant Variability with the Combination of the Renewal, Reinstatement, and Resurgence Procedures

Resumo

O reaparecimento de variabilidade comportamental previamente extinta (i.e., recaída) foi investigado por meio dos modelos experimentais de renovação, restabelecimento e ressurgência. Na Fase de Treino (contexto A), ao serem expostos ao esquema múltiplo Lag 10 Acoplado, ratos apresentaram níveis similares de variabilidade nos dois componentes. Na Fase de Eliminação (contexto B), o esquema múltiplo Repetição Repetição promoveu a extinção da variabilidade. Na Fase de Teste (contexto A), com a suspensão da contingência de repetição e a liberação de reforços independentes, a variabilidade reapareceu no componente “Lag 10”, anteriormente correlacionado com reforçamento da variação, mas não no componente “Acoplado”. Esse resultado sugere que a variabilidade observada no teste de recaída corresponde à variabilidade operante, e não à variabilidade induzida pela extinção.

Palavras-chave:
variabilidade; recaída; renovação; restabelecimento; ressurgência

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com