Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado Parental Igualitário: revisão de literatura e construção conceitual4 4 Este artigo foi traduzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo 2018/13403-0. 5 5 Trabalho derivado das teses da primeira e da segunda autora, orientadas pela terceira: “O cuidado parental igualitário: implicações para a construção de um modelo de interação triádica pai-mãe-bebê” (Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [nº processo 2015/24335-7]) e “Parentalidade contemporânea e a rede de cuidados na primeira infância: dos estudos psicossociais à psicanálise” (Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [nº processo 2015/03045-0]).

Resumo

Esta revisão de literatura tem o objetivo de, por meio do levantamento da produção científica nacional e internacional dos últimos cinco anos, discutir a construção do conceitocuidado parental igualitário, enquanto representação de uma nova dinâmica de funcionamento da relação pais/filhos(as) na contemporaneidade, priorizando o enfoque da Psicologia. Os resultados serão apresentados em função da distribuição da produção por: áreas de estudo, metodologias utilizadas, incidência mundial e incidência nacional. O corpus de análise foi aprofundado em torno das categorias: pressupostos para um ideal igualitário de família; parentalidade contemporânea; parentalidade versus trabalho versus carreira profissional; e cuidado parental igualitário. Conclui-se que o cuidado parental igualitário constitui uma tendência na construção da parentalidade contemporânea que demanda maiores investigações em contextos diversificados.

Palavras-chave:
parentalidade; família; relações igualitárias; relações de gênero; psicologia

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com