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Práticas Educativas e Comportamentos Infantis: Avaliações de Mães e Professores

Resumo

Objetivou-se descrever e comparar avaliações de mães e professores quanto às suas habilidades sociais educativas, práticas negativas e problemas de comportamento e de habilidades sociais das crianças. Participaram mães e professores de 81 crianças, distribuídas em 4 subgrupos quanto à presença/ausência de dificuldades na família e na escola. Aplicou-se instrumentos validados para mensurar práticas educativas e comportamentos infantis. Verificou-se que: (a) crianças com problemas nos dois ambientes apresentaram mais comprometimento para mães e professores; (b) as mães referiram mais habilidades (afeto), usaram mais práticas negativas e identificaram mais problemas de comportamento; (c) os professores referiram mais habilidades para estabelecer limites. Conclui-se que práticas de mães e professores diferem e tais dados podem nortear programas de prevenção e intervenção.

Palavras-chave:
problemas de comportamento; habilidades sociais; família; escola; práticas educativas

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