1 |
Ampliação da consciência |
- Clientes aprenderem os Estágios do Modelo de Mudança. |
Os Estágios de Mudança. |
- Clientes completarem o exercício para determinar seu próprio estágio de mudança para os comportamentos-problema. |
Onde estou? |
- Clientes refletirem sobre como têm sido seus dias, como têm se alimentado e como têm se relacionado com a atividade e/ou exercício físico. |
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2 |
Autorreavaliação e Alívio Emocional. |
- Clientes discutirem formas pelas quais outras pessoas têm expressado preocupações quanto ao seu estilo de vida. |
Expressões de preocupação e valores. |
- Clientes pensarem se eles se preocupam sobre o seu estilo de vida. |
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- Ajudar os clientes a identificarem seus valores pessoais. |
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- Ajudar os clientes a determinarem se seus valores pessoais estão discrepantes ou de acordo com seu estilo de vida. |
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3 |
Reavaliação Circundante |
- Clientes reconhecerem que o comportamento pode afetar diversas áreas da sua vida (pessoal, profissional, lazer, etc.). |
Relacionamentos e papéis. |
- Clientes identificarem relacionamentos atuais e potenciais e pensarem se o estilo de vida não saudável pode trazer prejuízos no relacionamento com outras pessoas. |
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- Clientes discutirem se seus relacionamentos mudaram em função do estilo de vida não saudável. |
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- Clientes identificarem os papéis que desempenham na vida. |
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- Clientes reconhecerem como o estilo de vida não saudável tem afetado tais papéis. |
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4 |
Prós e contras |
- Clientes aprenderem como identificar os prós e contras de um comportamento. |
- Meus prós e contras da má alimentação. |
- Clientes aprenderem como atribuir importância aos prós e contras. |
- Meus prós e contras de não me exercitar. |
5 |
Autoeficácia |
- Clientes identificarem situações nas quais são mais tentados a sair da dieta e não fazer exercício físico. |
- Tentação e confiança na Alimentação. |
- Clientes buscarem aumentar sua confiança sobre sua capacidade de se manterem na dieta e fazendo exercício físico mesmo em situações tentadoras. |
- Tentação e confiança para o Exercício Físico. |
- Clientes discutirem as implicações dos vários níveis de tentações e de confiança. |
- Exemplos de resolver problemas. |
- Clientes aprenderem a pensar sobre problemas e revisarem um exemplo de como resolver problemas. |
- Descrição do seu problema. |
6 |
Autodeliberação |
- Clientes aprenderem sobre como formar objetivos apropriados. |
- Determinação dos objetivos e plano de mudança. |
- Clientes criarem objetivos declarados e um plano de mudança para alcançar aquele (s) objetivo (s). |
- Meus objetivos e meu plano de mudança. |
- Clientes reverem os tópicos vistos durante o curso do grupo. |
- Revisão. |
- Clientes discutirem mudanças e o progresso que obtiveram. |
- Cartões com uma série de realizações ou sucessos de cada um dos integrantes do grupo no decorrer do curso, a ser entregue a eles. |
7 |
Condicionamento, Controle dos Estímulos, Contracondicionamento, Gerenciamento de reforço |
- Clientes criarem “pistas” para iniciar novos comportamentos saudáveis |
- Minhas “pistas” para iniciar novos comportamentos. |
- Clientes identificarem situações ou emoções que servem de gatilho para sair da dieta ou não se exercitar. |
- Quando eu sou mais tentado a sair da dieta? |
- Clientes criarem formas apropriadas de evitar ou alterar as situações de “gatilhos”. |
- Quando eu sou mais tentado a não fazer exercício? |
- Clientes discutirem os desejos e impulsos, identificarem as diferenças entre eles. |
- Manejando impulsos e desejos. |
- Clientes aprenderem como substituir os desejos e impulsos por pensamentos e comportamentos positivos/funcionais. |
- Recompensando meu sucesso. |
- Clientes entenderem a importância de gratificar comportamentos positivos. |
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- Clientes identificarem recentes realizações. |
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- Clientes terem ideias como recompensar seus comportamentos positivos. |
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8 |
Controle de Estímulos, Contra-Condicionamento, Gerenciamento de reforço. |
- Clientes identificarem como os pensamentos podem gerar tentação para sair da dieta e para não realizar exercício físico. |
- Identificando e desafiando os pensamentos mal-adaptativos. |
- Clientes aprenderem técnicas de como gerenciar os pensamentos. |
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9 |
Contra-condicionamento e Gerenciamento de reforço |
- Clientes aprenderem três estilos de comunicação (passivo, agressivo e assertivo). |
- Comunicação efetiva. |
- Clientes determinarem seus jeitos típicos de comunicação com os outros. |
- Praticando recusas. |
- Clientes aprenderem ferramentas para se comunicarem eficazmente. |
- Manejando críticas. |
- Clientes pensarem em pessoas que frequentemente se alimentam mal e/ou são sedentárias e que podem lhe oferecer comidas fora da dieta, ou que podem estimulá-los a não fazer exercício físico. |
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- Clientes praticarem habilidades para recusar ofertas de sair da dieta ou não fazer exercício. |
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- Clientes aprenderem como receber, apropriadamente, críticas dos outros. |
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- Clientes aprenderem técnicas para criticar os outros de forma construtiva e eficaz. |
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10 |
Controle de Estímulos, Contracondicionamento, Gerenciamento de Recompensas, Relações de Ajuda e Deliberação social. |
- Clientes identificarem atividades saudáveis que possam ser prazerosas |
- Novas maneiras de aproveitar a vida |
- Clientes identificarem potenciais problemas em realizar estas atividades e soluções para estes potenciais problemas. |
- Quem e o que pode me auxiliar? |
- Clientes identificarem potenciais fontes de suporte social, entender sua importância e aprender a desenvolvê-lo. |
- Necessidades e recursos |
- Clientes identificarem áreas da vida que não foram plenamente desenvolvidas ou que foram prejudicadas devido a um estilo de vida não saudável. |
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- Clientes identificarem locais para obter informações e assistência para desenvolver estas áreas. |
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11 |
Autodeliberação |
- Clientes revisarem estratégias para manter os comportamentos que iniciaram. |
- Revisão. |
- Clientes planejarem estratégias de manejo caso comecem a retomar o antigo estilo de vida. |
- Meu plano de ação. |
- Clientes escolherem as melhores estratégias de acordo com sua personalidade. |
- “O que eu posso fazer depois de um lapso?” |
- Clientes entenderem que recaídas e lapsos fazem parte de qualquer mudança de comportamento. |
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- Clientes criarem ideias/estratégias de como retomar a mudança de estilo de vida (adesão à dieta e ao exercício físico) após um lapso. |
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12 |
Autoeficácia e Gerenciamento de Reforço |
- Clientes revisarem os tópicos trabalhados durante o curso do grupo. |
- Cartões com recados preparados por você com antecedência, para cada cliente, que listem várias realizações ou sucessos atingidos por eles durante o curso do grupo. |
- Clientes discutirem as mudanças e progressos que fizeram. |
- Folheto de “Revisão”. |
- Clientes empenharem-se nas atividades de encerramento. |
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