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Extensão do controle de estímulos produzida por três procedimentos de ensino de discriminações de pseudopalavras* * Este trabalho é parte da dissertação de mestrado do primeiro autor, a qual contou com o apoio da CAPES.

Resumo

Este estudo investigou o efeito de treino discriminativo de pseudopalavras com e sem a exigência de resposta de seleção sobre o controle por elementos e recombinações de elementos e sobre a observação dos estímulos. Oito universitários realizaram duas condições com treino discriminativo e teste de controle de estímulos. Na condição SEL, requeria-se uma resposta de seleção do S+; na condição OBS, apenas a observação. A resposta de seleção não foi determinante no controle pelos elementos e pela recombinação de elementos. Quatro participantes apresentaram controle restrito. Esse controle foi ampliado na condição adicional DOR, que requeria a observação diferencial dos elementos, e foi acompanhado por aumento da observação do S+. A ampliação do controle de estímulos, ocasionada pelo DOR, ainda requer avaliação independente de condições de ensino anteriores.

Palavras chave:
discriminação de pseudopalavras; discriminação de letras; procedimento de ensino; selecionar e observar; controle de estímulos restrito; universitários

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