Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da Lista de Controle de Regulação da Emoção para Crianças e Adolescentes

Resumo

A regulação das emoções na infância e adolescência tem implicações em diferentes áreas, tanto nestas fases como na vida adulta. O objetivo deste artigo foi avaliar um teste de regulação emocional, Emotional Regulation Checklist (ERC), usando o CET-R como marco de referência. Foram analisados 71 artigos que utilizaram o ERC para a avaliação da regulação emocional. A informação foi classificada de acordo com a descrição do teste, confiabilidade e validade. Todos os resultados de confiabilidade foram mostrados usando o coeficiente alfa Cronbach. Em relação à validade, a média das correlações do ERC com os critérios foi adequada, mas com algumas falhas. É aconselhável a realização de pesquisas utilizando modelos psicométricos avançados.

Palavras-chave:
CET; ERC; confiabilidade; regulação emocional; validade

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com